Institucional

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.

 

Porque nós o usamos?

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

 

O que é a Ouvidoria?

 

A Ouvidoria é o principal canal de comunicação entre os (as) cidadãos(ãs) e o governo. É direito do (a) cidadão(ã) se manifestar, participar e fiscalizar o governo, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos e de identificar irregularidades.

 

Finalidade da Ouvidoria?

 

Em administração pública, Ouvidoria é o canal de comunicação principal entre os cidadãos e as várias instituições governamentais. Essa ferramenta permite um diálogo aberto do cidadão com o poder público. Tem como finalidade permitir o controle de qualidade dos serviços públicos, através das sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias recebidas da população. Depois de receber as manifestações, a ouvidoria faz uma análise delas e as encaminha para as áreas responsáveis. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças.

É por meio da Ouvidoria que qualquer cidadão pode se manifestar, participar e fiscalizar a administração pública, registrando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias pensando nas melhorias das políticas e dos serviços públicos.

 

Para que serve a ouvidoria?

 

Defender os direitos individuais e coletivos e contribuir para a prática de boa governança corporativa. É por meio das manifestações gerenciais e sugestões que ocorrem o aprimoramento de rotinas e processos de trabalho, além da qualidade dos serviços prestados aos usuários.

 

Função da Ouvidoria?

 

Aproximar a Instituição e a população de uma forma bem simples: levando a demanda do cidadão (comunidade interna e comunidade externa) para quem interessa, quem pode resolver. Por meio dos canais da ouvidoria, qualquer pessoa consegue reclamar, denunciar, elogiar, sugerir e pedir informação.A Ouvidoria representa cada cidadão, recebendo suas manifestações, encaminhando-as aos órgãos competentes e monitorando-as até uma resposta final.

 

Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo do Estado do Ceará

 

As Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) fazem parte da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, vinculada à Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado-CGE, que por sua vez, é um dos componentes do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, regulamentado pelo Decreto nº. 33.485 de 21 de fevereiro de 2020.

Nesse sentido, a Ouvidoria atua como canal de intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados.

 

 

 

 

Quem somos

 

O Hemoce iniciou as atividades como hemocentro público do Ceará em 23 de novembro de 1983 e hoje atende a demanda transfusional de pacientes em cerca de 500 unidades de saúde no estado, ajudando a salvar vidas de pacientes que necessitam de transfusão de sangue. Com unidades em Fortaleza e no interior do Ceará, o conjunto da assistência forma a Hemorrede Pública Estadual.  A estrutura é composta pelo Hemocentro Coordenador, com sede em Fortaleza; dois Postos de Coleta de Sangue, um no Instituto Dr. Jose Frota – IJF, e outro localizado na Praça das Flores e quatro Hemocentros Regionais, nos municípios de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu; um Hemonúcleo, em Juazeiro do Norte. A hemorrede conta também com sessenta e quatro Agências Transfusionais localizadas nos hospitais atendidos pelas unidades da capital e interior do Ceará.

Cada hemocentro é responsável pela realização do atendimento a doadores e pacientes em sua área de cobertura, de acordo com o mapa a seguir, tendo competência para realizar todos os passos do ciclo do sangue à exceção da sorologia que está centralizada há mais de uma década no Hemocentro de Fortaleza, o que trouxe segurança e agilidade para o controle sorológico dos hemocomponentes, visando a prevenção das doenças transmissíveis pelo sangue. A Hemorrede Pública Estadual também é responsável pelo cadastro de doador de medula óssea, que pode ser feito em todos os postos de coleta em Fortaleza e no interior. O Hemoce O Hemoce também coleta células para transplante de medula alogênico não aparentado, em pacientes de outros estados e países.

 

Ampliação do atendimento no Estado

 

A partir da década de 90, foram inaugurados os Hemocentros Regionais que recebem os doadores para coleta de sangue, realizam cadastro de medula óssea e oferecem atendimento ambulatorial a pacientes. Cada hemocentro é responsável pela realização do atendimento a doadores e pacientes em sua área de cobertura, de forma estruturada e organizada para atender toda a população no território estadual. Atualmente, o Hemoce conta com unidades em Quixadá, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral.

 

Banco de doadores raros

 

Desde 2014, o Hemoce conta com um banco de doadores raros. São cerca de 80 pessoas cadastradas, que apresentam fenótipos sanguíneos raríssimos, como por exemplo, o Bombay. Na Índia, a prevalência desse fenótipo é de um a cada 10 mil e na Europa, um a cada um milhão. O Hemoce já enviou hemocomponentes raros para quatro estados brasileiros e o Distrito Federal. O caso mais recente foi para um paciente em Brasília, no início de novembro deste ano. Em 2017, o Hemoce foi o primeiro hemocentro do Brasil a enviar sangue raro para outro país.

 

Cadastro de medula óssea

 

Atualmente são cerca de 200 mil pessoas cadastradas pelo Hemoce no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). O Ceará é o estado da região Norte e Nordeste com maior número de pessoas cadastradas. O Hemoce também coleta células para transplante de medula alogênico não aparentado, em pacientes de outros estados e países.

 

Transplante de medula óssea

 

O Hemoce realiza transplante de medula óssea nos pacientes cearenses, em parceria com Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), desde 2008. Sendo responsável pela coleta das células de medula óssea, exames de

 

Certificação internacional

 

Ao longo desses 37 anos, o Hemoce se destaca como uma instituição de qualidade e excelência, certificado pelo ISO 9001, padrão de avaliação dos sistemas de gestão da qualidade de produtos e serviços no mundo.

Planejamento Estratégico

O ciclo de Planejamento Estratégico do Hemoce 2019-2023 representa a continuação dessa importante ferramenta de gestão na Hemorrede do Ceará, usada desde o ano de 2001 realiza revisões e ajustes periódicos. Os objetivos estratégicos elencados pela Hemorrede estadual para direcionar as ações e projetos propostos para sua atuação até o ano de 2023 foram definidos em consonância com as estratégias definidas pela Secretaria de Saúde do Ceará e estão alinhadas com as demais unidades que formam a rede de saúde estadual.

A Plataforma de Gestão do Hemoce para o próximo quadriênio busca atender os resultados para as perspectivas para a SOCIEDADE E CLIENTES, SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, TECNOLOGIA E PROCESSOS,APRENDIZADO E CRESCIMENTO e GOVERNANÇA E GESTÃO. A definição dos programas e projetos levou em consideração os resultados esperados pelos principais stakeholders do Hemoce. Assim, é possível direcionar esforços e investimentos para o atendimento das expectativas da sociedade e fortalecimento da instituição. O caráter público do Hemoce representa um desafio maior e traz a responsabilidade de atendimento aos princípios constitucionais de universalização e autossuficiência da hemorrede, destacando seu papel de suporte às ações da rede de saúde pública e privada do estado. Esse desafio é traduzido nos programas e projetos definidos pela Plataforma de gestão HEMOCE QUE EU QUERO, a  ser trabalhada no período de 2019 a 2023.

O Hemoce que eu quero, o Hemoce que todos queremos, é uma instituição com gestão eficiente e inovadora, capaz de induzir a geração de conhecimento e inovação, que busque a satisfação dos colaboradores e atenda às necessidades de seus clientes para satisfação dos usuários e parceiros. O Hemoce que eu quero é FELIZ, INOVADOR, SUSTENTÁVEL, e PARA TODOS.

 

 

 

 

 

 

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