Preserva Sangue – PBM/CE

 

O PreservaSangue – Patient Blood Management – PBM/CE tem como objetivo estimular a implementação de ações e estratégias de PBM em serviços de saúde do estado do Ceará, através do reconhecimento institucional e da capacitação dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente na assistência, na promoção da segurança do paciente e na transfusão segura.

 

Com uma abordagem centrada no paciente, sistemática e baseada em evidências, para melhorar a evolução clínica através do manejo e preservação do sangue do paciente, promovendo sua segurança e empoderamento.

 

Surgiu para atender as necessidades de pacientes cirúrgicos, mas atualmente o PBM evoluiu para um padrão de cuidado integral e sua implementação está relacionada a melhores desfechos clínicos, redução de transfusões e todos os riscos associados, além da significativa redução de custos no atendimento à saúde. Suas estratégias podem ser aplicadas no cuidado de pacientes clínicos e cirúrgicos, gestantes, recém-nascidos, crianças, adolescentes, idosos e da população como um todo.

 

O PBM traz benefícios não apenas para pessoas com anemia ou com risco de anemia, sangramento ou perda de sangue, mas também para toda a população. Além dos pacientes, o PBM também traz benefícios para clínicos, cirurgiões e profissionais de saúde de maneira geral, serviços hospitalares e gestores de saúde da área pública e privada. É uma rara oportunidade de reduzir custos no tratamento e melhorar os resultados para os pacientes e para todas as pessoas. Isso justifica fazer do PBM uma prioridade, segundo a OMS.

 

O PreservaSangue faz parte das ações do Programa de Manuseio do Sangue do Paciente – PBM-CE, criado pela Portaria Estadual Nº 2576/2017 da Secretaria Estadual da Saúde e coordenado pelo Hemoce.

 

 

Inscrição para os cursos:

 

 

Saiba mais aqui.

 

Termo de Adesão Institucional

 

Serviços que aderiram ao PreservaSangue