O que é a Ouvidoria?

 

A Ouvidoria é o principal canal de comunicação entre os (as) cidadãos(ãs) e o governo. É direito do (a) cidadão(ã) se manifestar, participar e fiscalizar o governo, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos e de identificar irregularidades.

 

Finalidade da Ouvidoria?

 

Em administração pública, Ouvidoria é o canal de comunicação principal entre os cidadãos e as várias instituições governamentais. Essa ferramenta permite um diálogo aberto do cidadão com o poder público. Tem como finalidade permitir o controle de qualidade dos serviços públicos, através das sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias recebidas da população. Depois de receber as manifestações, a ouvidoria faz uma análise delas e as encaminha para as áreas responsáveis. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças.

É por meio da Ouvidoria que qualquer cidadão pode se manifestar, participar e fiscalizar a administração pública, registrando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias pensando nas melhorias das políticas e dos serviços públicos.

 

Para que serve a ouvidoria?

 

Defender os direitos individuais e coletivos e contribuir para a prática de boa governança corporativa. É por meio das manifestações gerenciais e sugestões que ocorrem o aprimoramento de rotinas e processos de trabalho, além da qualidade dos serviços prestados aos usuários.

 

Função da Ouvidoria?

 

Aproximar a Instituição e a população de uma forma bem simples: levando a demanda do cidadão (comunidade interna e comunidade externa) para quem interessa, quem pode resolver. Por meio dos canais da ouvidoria, qualquer pessoa consegue reclamar, denunciar, elogiar, sugerir e pedir informação.A Ouvidoria representa cada cidadão, recebendo suas manifestações, encaminhando-as aos órgãos competentes e monitorando-as até uma resposta final.

 

Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo do Estado do Ceará

 

As Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) fazem parte da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, vinculada à Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado-CGE, que por sua vez, é um dos componentes do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, regulamentado pelo Decreto nº. 33.485 de 21 de fevereiro de 2020.

Nesse sentido, a Ouvidoria atua como canal de intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados.