Doação de sangue

 

 

Sua doação salva vidas

 

O sangue doado no Hemoce garante atendimento em cerca de 500 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará, oferecendo serviço de qualidade e seguro para quem precisa de transfusão de sangue. A solidariedade da população cearense é essencial para ajudar a salvar vidas já que o sangue não tem nenhum substituto. A única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoas que procuram o hemocentro espontaneamente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. O ideal seria que esse índice subisse para pelo menos 3%. Com apenas uma doação de sangue é possível beneficiar de três até quatro pessoas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes.

A doação de sangue deve ser voluntária, altruísta, anônima e não remunerada. Quem recebe pode ser um parente, um amigo ou um desconhecido, seja para quem for a atitude solidária, o mais importante é que vidas são salvas com o gesto de amor ao próximo.

 

Doar sangue é seguro

 

O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 460ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.