Cuidados Pós-doação

 

1. Permaneça no local por 15 minutos após a doação.

 

2. Evite fumar por 1h.

 

3. Não consuma bebidas alcoólicas por 12h.

 

4. Aumente a ingestão de líquidos por 24h.

 

5. Evite grandes esforços físicos por 12h, especialmente com o braço da doação.

 

6. Nas 12h após a doação, evite atividades de risco (manipular máquinas de cortes ou tornos, trabalhar em andaime ou grandes alturas, dirigir transportes coletivos ou motocicletas).

 

7. Caso apresente hematoma ou mancha arroxeada no local da punção da agulha, aplicar compressas de gelo no local nas primeiras 12 a 24 horas.

 

8. Em caso de vermelhidão e dor no local da punção (FLEBITE), aplicar compressas mornas no local e procurar o serviço de coleta do Hemoce.

 

9. Caso apresente mal-estar ou desmaio, sentar-se e colocar a cabeça abaixo dos joelhos ou deitar-se com os pés em nível acima da cabeça. Caso persista, entre em contato conosco pelos nossos canais.

 

10. Entre em contato conosco pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br caso apresente: dor atrás dos olhos, dor de cabeça, diarréia, vômitos, tontura, febre, dor nas articulações ou dor muscular (mialgia) em até 15 dias após a doação. Para que possamos avaliar a necessidade do bloqueio do sangue doado para segurança dos pacientes que receberão as transfusões. Esses sintomas estão associados a doenças infecciosas.