Doador Sangue Raro

 

FALANDO UM POUCO SOBRE SEU SANGUE

O sangue é composto por: hemácias (glóbulos vermelhos)e plasma. Quando o sangue é centrifugado, conseguimos separá-lo em seus componentes. A mesma coisa acontece quando você doa sangue: centrifugamos e separamos em três partes;

1 – O plasma é onde estão os anticorpose os fatores de coagulação – geralmente usados para evitar ou tratar sangramentos relacionados a alteração dos fatores de coagulação.

2 – As plaquetas são geralmente usadas para evitar ou tratar sangramentos relacionados a diminuição das plaquetas no sangue – no câncer e quimioterapia, por exemplo.

3 – As hemácias são usadas para tratar anemia aguda ou crônica.

 

O QUE É SANGUE RARO?

 

Quando falamos em sangue raro, estamos falando das hemácias. Conhecemos nosso tipo sanguíneo principal, o ABO, desde 1900. Depois veio o Rh… Mas temos muito mais do que isso em cada hemácia – temos centenas de peças de quebra-cabeças diferentes em cada hemácia. Cada pecinha é conhecida como antígeno.Temos várias definições para sangue raro. Pode ser que falte uma peça do quebra-cabeça que quase todo mundo tem. Pode ser que faltem várias peças parecidas. Ou que você tenha uma combinação diferente que o torne especial.

 

REGISTROS DE SANGUE RARO

 

A definição de sangue raro depende da população. A Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT) considera sangue raro aquele que aparece em menos de 1 pessoa em 1000 testadas.

Achar um sangue raro não é fácil….Por isso, o mundo já se preocupa em ter registros com doadores raros desde 1964. No Brasil, começamos em 2013, para a Copa da Confederações.

Todos os estados informaram seus doadores raros para um registro que fica centralizado no Ministério da Saúde. E muito avançamos desde então…

Nós somos filhos de vários povos. Para um sangue raro aparecer, geralmente herdamos da nossa mãe e do nosso pai uma característica diferente. E quando juntamos o que ganhamos dos dois, podemos ser raros. Por isso, o sangue raro é mais comum na família de quem é raro. E como temos várias comunidades pequenas no Ceará, muitas vezes acabamos casando com algum parente, facilitando o aparecimentos do sangue raro. Mas isso não é obrigatório.

 

COMO SURGEM OS SANGUES RAROS?

 

A população cearense tem várias origens. Nós somos filhos de vários povos. Para um sangue raro aparecer, geralmente herdamos da nossa mãe e do nosso pai uma característica diferente. E quando juntamos o que ganhamos dos dois, podemos ser raros. Por isso, o sangue raro é mais comum na família de quem é raro. E como temos várias comunidades pequenas no Ceará, muitas vezes acabamos casando com algum parente, facilitando o aparecimentos do sangue raro. Mas isso não é obrigatório.

 

O QUE DEVO SABER, JÁ QUE  TENHO SANGUE  RARO?

 

Tenho algum problema de saúde por isso?

 

Geralmente não. Mas algumas pessoas com alguns tipos específicos de sangue raro podem ter anemia leve. Você está cadastrado no sistema do HEMOCE , Sistema único da hemorrede do Ceará, responsável por 100% do atendimento de 100% SUS em Fortaleza. Quando precisar internar, estará informado no seu registro que você tem sangue raro.

 

Se tiver irmãos, traga-os!

 

Sangue raro é muito mais frequente entre irmãos. Se seu irmão já é doador de sangue, passe seu nome, nome da mãe e data de nascimento para a captação. Se não, incentive-o a doar e INFORMAR que é irmão de doador com sangue raro.Quanto mais doadores com o mesmo sangue raro, mais seguro para alguma situação de necessidade.

 

Se for internado ou precisar operar, avise!

 

Seu médico precisa saber que você tem sangue raro. Podemos chamar outros doadores raros para você ou coletarmos seu próprio sangue para transfundi-lo se você precisar.Você estará amparado sempre com um Hematologista disponível para discutir seu caso.

 

Só doe sangue se convocado!

 

Seu sangue é muito precioso!Você pode ser o único doador disponível em ortaleza, no Ceará, no Brasil e, às vezes, no mundo!Se a doação não for feita no momento certo, pode não poder doar para quem precisa.

Mantenha seu cadastro atualizado!Para isso, precisamos encontrá-lo.Se mudar de telefone ou endereço, informeà captação do HEMOCE.O HEMOCE já foi acionado para enviar concentrados de hemácias pelo Cadastro Nacional de Sangue Raro para vários locais:Ceará – Piauí – Maranhão – São Paulo – Brasília Rio Grande do Sul – Minas Gerais – Colômbia.

 

E ALGUÉM PODEPRECISAR DE VOCÊ!