Série “Educar para Doar” tem tatuagem como tema

17 de maio de 2012 - 13:13

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 17, a série tem como tema: tatuagem.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o candidato a doação de sangue que fez tatuagem ou maquiagem definitiva só pode doar após 12 meses da realização do procedimento. O intervalo é preciso já que, nestes procedimentos há perfuração da pele para implantação do pigmento, se houver reaproveitamento de pigmentos, poderá ocorrer a transmissão de algumas doenças, mesmo que a agulha seja descartável. As doenças são infecto-contagiosas que podem ser transmissíveis pelo sangue, como por exemplo, vírus da hepatite B, que se caracteriza por uma longa sobrevivência no ambiente.

 

Lembrando que não importa quantas tatuagens a pessoa tenha, o intervalo é necessário somente para a última tatuagem. Na próxima quinta-feira, dia 24, o tema será: Endoscopia. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204