Hemoce 40 anos

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) comemorou no dia 23 de novembro de 2023 quatro décadas de atendimento ao povo cearense. O equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) chega aos 40 anos de funcionamento sendo responsável pelo atendimento transfusional de aproximadamente 500 unidades de saúde e 100% da rede SUS no Ceará.

 

A instituição é responsável por cadastrar doadores de medula óssea, é referência no atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias e oferece diagnósticos clínico e laboratorial. O Hemoce conta com unidades em Fortaleza e no interior do Ceará, nas cidades de Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte.

Ao longos dos anos, o hemocentro inovou, ampliou e implantou novos serviços para doadores e pacientes. Confira alguns dos destaques dos serviços do Hemoce oferecidos à população cearense:

 

Hemoce no Ceará

 

O Hemoce está estruturado, através da hemorrede estadual, com unidades em cada macrorregião do Estado:

 

Hemoce Sobral

O Hemocentro Regional de Sobral atende a demanda da população da Região Norte, responsável pelo atendimento de pacientes em 59 municípios, oferecendo serviços para 70 hospitais e 11 agências transfusionais instaladas nas unidades hospitalares para armazenamento das bolsas de sangue. Atende cerca de 1.729.388 habitantes.

 

Hemoce Quixadá

O Hemocentro Regional de Quixadá presta assistência aos pacientes da Região do Sertão Central com atendimento aos 34 hospitais, 6 agências transfusionais e oferece cobertura para os 26 municípios da Região, atendendo cerca de 740.000 habitantes.

 

Hemoce Crato e Hemoce Juazeiro do Norte

O Hemocentro Regional de Crato e o Hemonúcleo de Juazeiro do Norte atendem a Região do Cariri, oferecendo cobertura para os 28 municípios da Região. São responsáveis pela demanda de transfusão de sangue dos pacientes nos 44 hospitais e 4 agências transfusionais, com atendimento para aproximadamente 954.000 habitantes.

 

Hemoce Iguatu

O Hemocentro Regional de Iguatu é a unidade que atende a Região Centro-sul do Ceará e os pacientes de 64 hospitais. Conta com 4 agências transfusionais e oferece cobertura aos 25 municípios da região e cerca de 684 mil habitantes.

 

Desta maneira, o Hemoce forma a estrutura da hemorrede estadual para atender a população cearense em todo o território estadual com serviços regionalizados e atendimento descentralizado aos 184 municípios e toda a população do Ceará.

 

Certificação e reconhecimento

 

O Hemoce tem como principal serviço a coleta e processamento do sangue para atender à demanda transfusional com qualidade e excelência nos serviços e produtos. A instituição recebeu no ano passado a acreditação internacional da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias).

 

O Programa de Acreditação da AABB é uma parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular que certifica os processos e os serviços de hemoterapia dos hemocentros com padrão de qualidade internacional e garante melhor atendimento e segurança para doadores e pacientes. “O trabalho da hemorrede estadual na doação, na transfusão de sangue e no atendimento a pacientes com doença do sangue ser reconhecido nacionalmente com certificações e acreditação internacional, reforça que podemos oferecer serviço público com alto padrão de qualidade”, enfatiza Luciana Carlos.

 

Mais inovação e qualidade

 

O Hemoce conta com a Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador. Inaugurada em 2022, é um complexo que ampliou a rede e unificou os serviços laboratoriais para os doadores de sangue.

 

Além do Ceará, o Hemoce realiza o teste NAT Plus para os estados do Maranhão e Piauí

 

Em maio deste ano, o Hemoce ampliou as testagens e implantou o teste de biologia molecular para identificação da malária. Com o novo teste, os voluntários residentes ou que visitaram áreas consideradas endêmicas para doença podem doar após 30 dias da passagem pelas regiões. Antes, era necessário aguardar 12 meses para realizar o gesto de solidariedade no hemocentro.

 

Além do Ceará, o Hemoce realiza o teste NAT Plus (sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico), que foi produzido para detectar o material genético do vírus HIV, das hepatites B e C, e do plasmódio (malária) para os estados de Maranhão e Piauí. O laboratório NAT fica instalado na Unidade.

 

Envio de plasma para indústria

 

O Hemoce passou a enviar em 2022, por meio das unidades de Fortaleza e Sobral, plasma excedente (aquele não utilizado em transfusões) para a indústria. Os hemocomponentes são direcionados para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), onde serão usados na produção de hemoderivados como albumina – fundamental no tratamento de pacientes do SUS.

 

Cadastro de sangue raro

 

O Hemoce garante à população, há mais de dez anos, o serviço especializado de identificação de pessoas com tipos sanguíneos raríssimos. O Banco de Sangue de Doadores Raros do Hemoce possui 275 doadores de diferentes tipos sanguíneos raros no mundo. O Hemoce já encaminhou uma bolsa de sangue para a Colômbia, sendo o primeiro hemocentro do Brasil a direcionar o material para outro país.

 

Cadastro de Medula Óssea e apoio ao transplante

 

Neste ano, o Ceará comemorou a marca de 15 anos de transplante de medula óssea comemorando 760 procedimentos realizados no período. Os transplantes na rede pública são resultados da parceria entre o Hemoce e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

 

O Hemoce já cadastrou cerca de 225 mil voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome)

 

O hemocentro cearense é responsável por cadastrar os doadores de medula óssea no Ceará e cadastrou aproximadamente 225 mil pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome. O número de cadastros realizados pelo Hemoce é o maior das Regiões Norte e Nordeste.

 

Para a realização do transplante de medula óssea no Ceará, o Hemoce apoia realizando a triagem de candidatos, testes de compatibilidade, exames e coleta da medula por aférese. Também é feita a coleta células para transplante alogênico não aparentado em pacientes de outros estados e países. Até outubro deste ano, já foram feitas 112 coletas, sendo 67 para transplante de medula óssea em outros estados e 45 para outros países (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia) – 14 ocorreram neste ano.

 

A cooperação entre Hemoce e HUWC já superou a marca de 769 transplantes de medula óssea realizados até o momento. O Ceará tem uma média de sobrevida dos pacientes transplantados de 95,3%, superior à média nacional, que atualmente é de 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

 

Atendimento ambulatorial

 

O Hemoce é referência nacional no atendimento de pessoas com coagulopatias e hemoglobinopatias. Em todo o Estado, mais de 1.500 pessoas são acompanhadas. A sede, em Fortaleza, conta com o Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias e Transfusão. A sede em Fortaleza coordena e supervisiona o tratamento das unidades do Hemoce no interior do Ceará. A assistência é realizada pelos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu.

 

Centro de Diagnóstico Clínico

 

Em 2023, o Centro de Diagnóstico Clínico do Hemoce já realizou mais de 576.174 exames

 

 

O Hemoce possui uma rede de laboratórios especializados em diagnóstico em hematologia, o Centro de Diagnóstico Clínico – CDC. Atualmente, são realizados exames de hematologia, coagulação, imunologia, bioquímica, hormônios, biologia molecular, citometria de fluxo, citogenética, anatomia patológica de medula óssea e diagnóstico molecular de covid-19.

 

Além do CDC, o Hemoce possui ainda os laboratórios de Imunohematologia, Hemoglobina, Sorologia do doador e o laboratório de Histocompatibilidade – HLA. Os exames ofertados nestes laboratórios destinam-se aos pacientes do SUS atendidos na rede hospitalar e ambulatorial de administração direta da Sesa. Em 2023, o CDC já realizou mais de 576.174 exames.