Plataforma virtual do Hemoce permite agendar doações e acessar diversos serviços

22 de março de 2022 - 16:34 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte:Roberto Pacheco

Antes de sair de casa para realizar a doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Maria Sueli, 37, reservou o horário no Portal do Doador do hemocentro. Além de permitir aos voluntários agendar o momento para salvar vidas, a plataforma on-line do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) possibilita o acesso a diversos serviços, como verificar resultados de exames e emitir declarações. Desde que o endereço eletrônico foi criado, em agosto de 2020, foram registrados mais de 90 mil acessos de doadores, que fizeram login e verificaram informações pessoais sobre suas doações de sangue.

Criada durante a pandemia de covid-19, a ferramenta foi desenvolvida para que os doadores evitassem se deslocar durante o pico da doença até as unidades do Hemoce para ter acesso a declarações e outros dados. Foi com este objetivo que Sueli usou a plataforma pela primeira vez. “Utilizo o Portal do Doador para consultar os resultados dos exames e para emitir as minhas declarações. Achei muito interessante porque, antes, tinha que me deslocar até a sede do Hemoce só para buscar uma declaração; agora, facilitou muito, consigo ter acesso on-line”, avalia.

O Portal do Doador também possibilita que os voluntários identifiquem o tipo sanguíneo, saibam quantas vezes doou sangue e verifiquem sua classificação nos programas de fidelidade Doador Cinco Estrelas e Mega Star. No site, os doadores podem, ainda, relatar experiências após o gesto de solidariedade, verificar alguns motivos que impedem temporariamente a doação e consultar os locais de serviço do Hemoce no Estado.

Neste ano, pela primeira vez, a quantidade de acessos superou o número de doações recebidas pelo hemocentro no mês, mostrando que a ferramenta foi bem recebida pela população. “O Portal do Doador aproximou ainda mais o Hemoce dos voluntários, pois, por meio da ferramenta, é possível acessar seus dados e suas informações sobre as doações de sangue de onde estiver, beneficiando, principalmente, os doadores dos municípios que não têm postos fixos de coleta do equipamento”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. Acesse o documento.

O Hemoce recebe doadores com hora marcada para evitar aglomerações. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 (WhatsApp).