Hemoce promove workshop sobre doença falciforme no próximo dia 16

9 de abril de 2024 - 10:41 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte: Marília Ranno

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promove, no próximo dia 16 de abril, a partir das 7h30, workshop sobre doença falciforme. O evento acontece no auditório do hemocentro, em Fortaleza, e contará com a presença do palestrante de renome internacional, Leonardo Moraes, médico científico Liaison (Medical Science Liaison – MSL) no Reino Unido (Europa). MSL é um profissional com formação científica que trabalha como consultor científico na indústria farmacêutica e de dispositivos médicos.

O workshop tem como objetivo promover atualizações sobre a doença falciforme e novas abordagens terapêuticas, além de mostrar a experiência do Hemoce no tratamento de pacientes com a patologia e o que de mais atual está sendo discutido sobre ela no mundo. Entre os temas a serem discutidos estão: Doença Falciforme – Fisiopatologia, Complicações Clínicas e Atualizações Terapêuticas; Implementação da Eritrocitaférese no Hemoce; Protocolo de Acompanhamento de Gestantes com Doença Falciforme; Gerenciamento de Gestantes na Doença Falciforme; Impacto da Doença Falciforme na Qualidade de Vida e a Transição da Pediatria para a Vida Adulta.

Além do médico Leonardo Moraes, o evento vai contar com as participações das diretoras-geral e de hematologia do Hemoce, Luciana Carlos e Luany Mesquita, e da coordenadora médica dos ambulatórios do hemocentro cearense, Fernanda Benevides.

O público-alvo será de médicos residentes das áreas de Pediatria, Hematologia, Ginecologia e Obstetrícia, sendo aberto também aos demais profissionais interessados.

“Esse workshop é uma oportunidade para começar a preparar profissionais com um olhar diferenciado e com maior sensibilidade para lidar com as pessoas com doença falciforme nos serviços de saúde, além de mostrar a importância de ter um manejo diferenciado com esses pacientes. Durante a programação, discutiremos o que de mais atual vem sendo utilizado no tratamento dessa condição e o que fazer para melhorar o desfecho e a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias”, explica a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

Doença Falciforme

A doença falciforme (DF) é uma hemoglobinopatia hereditária causada por uma alteração genética que provoca má-formação nas hemácias (glóbulos vermelhos). “As células normais são arredondadas e maleáveis. Com as alterações, essas células passam a ter um formato de meia lua ou foice, impedindo a circulação de sangue e oxigênio para tecidos e órgãos, causando várias complicações”, explica a hematologista e coordenadora médica dos ambulatórios do Hemoce, Fernanda Benevides.

O diagnóstico da doença acontece por meio do teste do pezinho, realizado logo nos primeiros dias de vida das crianças. Outra forma é o exame de sangue eletroforese de hemoglobina, feito nos pequenos com mais de seis meses e em adultos. Quando a doença falciforme é identificada ainda na infância, os pacientes são encaminhados para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), também da Rede Sesa. A partir dos 18 anos, o tratamento é realizado no Hemoce. Ambas as unidades são referências estaduais no tratamento da hemoglobinopatia hereditária.

Cerca de 570 pacientes adultos com DF são acompanhados no hemocentro em Fortaleza e nos regionais do Interior. A assistência é multidisciplinar e conta com hematologistas, assistentes sociais, ortopedistas, psicólogos, fisioterapeutas e farmacêuticos.

Serviço

Workshop de Atualização em Doença Falciforme

Terça-feira, 16 de abril, às 7h30

Auditório do Hemoce Fortaleza (Rua Pastor Samuel Munguba, 1130 – Rodolfo Teófilo)