Hemoce realiza coleta de sangue e cadastro de medula óssea na Expofest Kids

2 de outubro de 2012 - 13:57

 

O Hemoce realizará coleta de sangue e cadastro de medula óssea, nos próximos dias 3, 4 e 5 de outubro, das 16h às 20h, no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação faz parte da parceria com a empresa de eventos Expofest Kids.

 

A iniciativa possibilita alcançar uma melhoria no estoque de sangue que neste período, véspera das eleições, precisa manter uma quantidade ideal para atender a toda a rede pública hospitalar do estado. Estatisticamente, o fluxo de carros nas estradas aumenta nos finais de semana de eleição, tendo em vista que muitas pessoas votam no interior, o que requer um pouco mais de atenção dos bancos de sangue de todo o pais.

 

Seja um doador

 
Para ser doador de sangue é preciso:

 

– Ter entre 16 e 67 anos de idade*.
– Ter mais de 50kg.
– Estar saudável.
– Estar bem alimentado.
– Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

* Os doadores com menos de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

 
Recomendações:

 

– Não doar em jejum.
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
– Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
– Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação

 

*A doação de sangue não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

 

Cadastro de medula óssea:
 
– Ter entre 18 e 55 anos;

– Não ter tido câncer;

– Apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço.

 
*No momento do registro, o doador precisa assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue.O cadastro para doador de medula óssea é único, por isso, é importante mantê-lo atualizado. Se o seu registro como candidato foi feito através do Hemoce, as alterações de dados podem ser enviadas para o e-mail nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br. Caso não tenha sido realizado na Hemorrede do estado, o cadastro deve ser alterado através do site do Instituto Brasileiro de Câncer (Inca) http://www.inca.gov.br/doador.
 

É importante ressaltar que, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as chances de encontrar um doador compatível. A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais. Seu cadastro é importante, já que, as chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%.

 

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2308 / 8897.2204