Ministério da Saúde lança campanha nacional de doação de sangue

15 de junho de 2011 - 17:18

O Ministério da Saúde, lançou na última terça-feira (14), a nova campanha de incentivo à doação de sangue. A proposta, intitulada “Essa corrente precisa de você. Doe sangue”, pretende atingir 4 milhões de voluntários, até o próximo ano, que corresponde 2,1% da população brasileira. A iniciativa, é uma das atividades para homenagear o Dia Mundial do Doador de Sangue.

As doações no país, atualmente, tem um percentual muito baixo. Segundo o Ministério, apenas 1,9% dos brasileiros são comprometidos com a causa. A campanha, também terá como objetivo conquistar doadores voluntários regulares, ou seja, que doam duas vezes ou mais no período de doze meses.

Para estimular a população a entrar para a corrente em favor da vida, o ministro da saúde, Alexandre Padilha e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foram a Fundação Hemocentro de Brasilia e realizaram suas doações. Para o ministro, a nova portaria, ajudará a ampliar o número de doadores. “Com a portaria que publicamos hoje, ampliamos o número potencial de doadores e a nossa expectativa é realmente passar do que nós temos, de 3 milhões de doações por ano. Esta campanha reforça que a doação de sangue deve ser um hábito de solidariedade”, disse.

Campanha
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques adequados para atender a demanda dos hemocentos, é preciso que 1,5% a 3% da população doe sangue regularmente. Entre os fatores principais para a ampliação da necessidade da doação, é o aumento de 65,3% no número de transplantes realizados no país entre os anos de 2003 e 2010.

A proposta da campanha deste ano é envolver cada vez mais as redes sociais e as associações parceiras. As ações objetivam mobilizar jovens entre 18 e 29 anos, que representam cerca de 46% do público doador. As pessoas que desejam participar da corrente pela vida, devem procurar um dos serviços da Hemorrede (hemocentros nacionais). O Brasil conta com 1.756 Agências Tranfusionais, 300 Núcleos de Hemoterapia, 178 unidades de coletas e  e transfusão, 13 Centrais de Triagem Laboratorial  de doadores e 66 Hemocentros Regionais.

Ceará
O estado do Ceará, conta com 66 agências transfusionais, que abrangem tanto a capital quanto o interior. Só em Fortaleza são 19 agências e no interior, 47, destas 12 situadas no interior são coordenadas pelo Hemocentro de Fortaleza. As demais, são conveniadas aos hemocentros regionais do Crato, Iguatu, Sobral e Quixadá.

Fonte: www.portalsaude.gov.br

Assessora de Comunicação / Hemoce