Hemoce participa de evento sobre fornecimento de plasma organizado pela Hemorrede Brasileira

27 de junho de 2023 - 07:13 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Foto: Hemobrás

Com objetivo de fortalecer a hemorrede e discutir formas de aumentar o recolhimento de plasma no Brasil, profissionais do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participaram entre os dias 25 e 26 de maio, em Brasília, do evento “Diálogo em Boas Práticas”. Promovido pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em parceria com a Octapharma, o encontro contou com a participação de vários hemocentros do País que estão aptos a fornecer plasma à Hemobrás. Na ocasião, o Hemoce recebeu certificado da qualificação ocorrida em 2022.

Durante o evento, a coordenadora da Gestão da Qualidade do Hemoce, Natalícia Azevedo, participou do painel: repercussões positivas para os hemocentros com o contrato de fracionamento de plasma. A programação contou ainda com apresentação sobre processos de auditorias, produção de medicamentos e compartilhamento de casos de sucesso de serviços de hemoterapia do país.

Participaram do encontro, a diretora-geral, Luciana Carlos, o diretor de hemoterapia, Franklin Cândido, as coordenadoras da Qualidade e Processamento, Natalícia Azevedo e Josineire Pimentel. Representando o Hemocentro de Sobral, marcaram presença o diretor da unidade, Régis Gomes, a diretora técnica, Soraia da Cunha e o coordenador do Processamento, Fernando Nogueira. Os representantes do Hemoce receberam certificados de qualificação pelas unidades de Fortaleza e Sobral estarem aptas a realizar o fornecimento do plasma excedente para uso industrial à Hemobrás. O Hemocentro Regional de Crato está em qualificação e em breve também iniciará o envio.

Envio de plasma

Em 2022, o Hemocentro Coordenador de Fortaleza e o Hemocentro Regional de Sobral passaram a enviar o plasma excedente à Hemobrás. O fornecimento foi iniciado após as unidades passarem por auditoria da empresa brasileira e da Octapharma, instituição que fabrica os hemoderivados a partir do plasma humano. Foram analisados os setores que fazem parte do ciclo do sangue do hemocentro: Atendimento ao Doador, Hemovigilância, Processamento, laboratórios de Qualificação do Sangue do Doador e de Controle de Qualidade de Hemocomponentes. O Sistema da Gestão de Qualidade do Hemoce também foi avaliado.

O material biológico será usado na produção de hemoderivados como albumina, imunoglobulina, complexo protrombínico, fator de von Willebrand, fator VIII e fator IX de coagulação – fundamentais no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).