Hemoce promove VI Simpósio Cearense de Coagulopatias e Hemoglobinopatias

28 de maio de 2021 - 09:10 # # #

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está com inscrições abertas para o VI Simpósio Cearense de Coagulopatias e Hemoglobinopatias. O evento online será realizado de 9 a 11 de junho em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e Instituto Pró-Hemoce. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até 8 de junho pelo site: www.prohemo.org.br.

O simpósio tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para oferecer um atendimento especializado a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias. O evento tem como público-alvo médicos e profissionais que atuam nos serviços de Emergência e nas unidades básicas de saúde, além dos colaboradores do Hemoce de todo o Estado. A capacitação também é aberta para estudantes e demais interessados da área da saúde.

“As pessoas com dificuldade de coagulação podem ter sangramentos prolongados que podem ser externos, como quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando o sangramento ocorre dentro das articulações. São pacientes que precisam de um olhar diferenciado e criterioso quando necessitam de avaliação na rede de saúde”, explica Luany Mesquita, diretora de Hematologia do Hemoce.

Já os pacientes portadores de hemoglobinopatias, ela afirma, necessitarão, desde o nascimento, de acompanhamento nos três níveis de atenção à saúde. “São pacientes que, invariavelmente, procurarão o serviço de saúde tanto para acompanhamento com diversas especialidades e categorias profissionais devido à característica crônica da doença e que pode afetar múltiplos órgãos e sistemas, quanto para tratamento de crises de dor aguda e complicações infecciosas ou vasculares (como o acidente vascular cerebral). Portanto, é necessário que os profissionais da rede de saúde estejam preparados para fornecer um atendimento adequado às necessidades desses grupos de pacientes”.

Temas abordados

O simpósio vai oferecer abordagem básica sobre os conceitos de diagnósticos clínicos e laboratoriais das coagulopatias e hemoglobinopatias, além das principais complicações que esses pacientes apresentam. Ao todo, mais de 15 temas serão discutidos nos três dias de capacitação, entre eles: manejo dos eventos hemorrágicos nas hemofilias e modalidades terapêuticas, interpretação laboratorial da eletroforese de hemoglobina, transfusão em hemoglobinopatias, manejo das coagulopatias raras, doença falciforme e Covid-19, acompanhamento da gestante com hemoglobinopatia e úlcera de membros inferiores em doença falciforme. Os alunos receberão certificado de participação.

As palestras serão ministradas pela equipe multiprofissional da Hemorrede do Ceará – formada por médicos especialistas, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas que atendem diariamente pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias nos hemocentros. Além das aulas, serão aplicados pré-teste e pós-teste, e serão disponibilizados materiais bibliográficos de apoio para os participantes estudarem e consultarem posteriormente.

“A gente precisa reforçar o programa de educação dos profissionais em geral. Em alguns cursos, ainda existe uma abordagem superficial tanto das coagulopatias, quanto das hemoglobinopatias. Às vezes, o profissional entra no mercado com um conhecimento mínimo disso. Além de receber os pacientes, a nossa proposta, como serviço de referência, é realizar esse treinamento e educação continuada, tanto dos nossos profissionais, quanto dos que atendem na rede de atenção. A gente espera que as pessoas saiam da capacitação com conhecimentos mais apurados e preparados para diagnósticos e manejo clínico dos pacientes com problemas de coagulação”, destaca Luany Mesquita.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria do evento pelos telefones: (85) 99706-0270 / (85) 3101-2308.