Hemoce realiza ‘bloquinho da doação’ na Praça das Flores neste sábado (3)

31 de janeiro de 2024 - 11:17 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Fotos: Arquivo Hemoce

Bloquinho da doação quer incentivar o ato para garantir estoque de bolsas de sangue para o período carnavalesco (Foto: Arquivo Hemoce)

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove, neste sábado (3), a partir das 10h, o “bloquinho da doação“. A ação acontece no posto de coleta do Hemoce na Praça das Flores, em Fortaleza, e contará com a presença do Bloco Camaleões do Vila.

O evento, realizado em parceria com o Instituto Pró-Hemo (IPH), contará com café da manhã especial para os voluntários, decoração carnavalesca e diversas ações. A iniciativa faz parte da campanha “Bloquinho da doação – Compartilhe alegria e doe sangue”, que visa preparar o estoque de bolsas de sangue para o período do carnaval.

“Convidamos a população a fazer parte desse momento de alegria e solidariedade. Se você ainda não é doador, aproveite a oportunidade para ajudar a salvar vidas pela primeira vez. As doações realizadas no Hemoce beneficiam pacientes que precisam realizar transfusão em todo o Ceará. O hemocentro é responsável pelo atendimento transfusional em cerca de 500 unidades de saúde espalhadas pelos 184 municípios do Estado, cobrindo 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) no território cearense. Vista a sua fantasia da solidariedade e participe do bloco da doação”, convida a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.

Parceria

A parceria com os blocos de carnaval é uma tradição nas campanhas de incentivo à doação de sangue no período carnavalesco. O bloco Camaleões do Vila é parceiro do Hemoce há mais de cinco anos. Em 2019, a doação de sangue foi o tema trabalhado pelo grupo para incentivar o público que participou das apresentações do bloco, levando a reflexão sobre a importância do gesto de solidariedade.

Em 2019, a doação de sangue foi o tema trabalhado pelo grupo para incentivar o público que participou das apresentações do bloco, levando a reflexão sobre a importância do gesto de solidariedade (Foto: Arquivo Hemoce)

“Sou doador desde 2012, quando ocorreu uma ação de doação de sangue na minha Universidade e sei da importância da doação para salvar vidas. O bloco Camaleões do Vila tem como característica abordar um tema social e aproveitar a relevância que a gente tem nas mídias para alertar sobre algo. Em 2019, levei a sugestão da doação de sangue ser o tema. E a gente foi muito feliz com uma campanha para que os blocos fizessem doação de sangue e o Hemoce tivesse tranquilidade para passar o feriadão”, conta o presidente do bloco Camaleões do Vila, Tiago Nóbrega.

Nóbrega reforça ainda o convite para o evento. “Neste sábado, a gente volta ao Hemoce com muita alegria para fazer uma apresentação também para atrair doadores. Então, a gente convida a todos que estejam presentes na Praça das Flores para prestigiar a apresentação do Camaleões do Vila e principalmente, fazer a sua doação de sangue”, completa.

Seja um doador

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível aqui.

Bloquinho da doação, com Bloco Camaleões do Vila

Sábado, 3 de fevereiro – 10h

Praça das Flores (Av. Desembargador Moreira – Aldeota)