Hemoce prorroga inscrições para o 15º Concurso de Frases e Desenhos

21 de março de 2023 - 10:13 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Foto:Divulgação/Hemoce

Aluna Mariana Inocêncio Oliveira, da Escola José Osmar Plácido da Silva, em Crato, foi uma das vencedoras da última edição do concurso na categoria ‘desenhos’

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), prorrogou as inscrições para o 15º Concurso de Frases e Desenhos. Com o novo prazo, as escolas das redes de ensino pública e privada no Estado podem realizar a inscrição até o dia 24 de março neste formulário e no site do hemocentro. Os trabalhos selecionados irão compor o calendário de 2024 do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Por meio da escrita criativa, da criação de desenhos manuais e da produção de vídeos motivacionais, o concurso busca conscientizar estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, além de desenvolver a consciência solidária de alunos e a formação de futuros doadores.

Categorias

O certame é dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade. Estudantes do Ensino Fundamental I e II participam do concurso com desenhos que ilustram a doação de sangue. Já os discentes do Ensino Médio podem enviar frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria vídeo é aberta a todos.

As produções devem incentivar a doação de sangue e podem abordar os temas cidadania, responsabilidade social e voluntariado. Serão eleitos 36 materiais – 12 de cada modalidade (frases, desenhos e vídeos). As frases e os desenhos irão ilustrar as páginas do calendário anual do Hemoce. Os vídeos serão veiculados no canal oficial do hemocentro no YouTube.

“O Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce é uma ferramenta de conscientização para estudantes cearenses e de extrema importância na construção de futuros doadores. Queremos convidar os gestores das escolas a fazer parte desse momento cultural que busca educar crianças e jovens sobre a doação de sangue voluntária e altruísta. Agradecemos também as instituições que participaram nas 14 edições anteriores”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do equipamento.

Os trabalhos selecionados serão escolhidos e julgados pela comissão organizadora e divulgados nas redes oficiais de comunicação do Hemoce, no dia 7 de junho deste ano. Confira o regulamento com os critérios para o certame. Para demais dúvidas, as escolas poderão entrar em contato com as comissões organizadoras pelos respectivos e-mails de cada região de abrangência do hemocentro cearense.

Concurso de Frases e Desenhos

Criado em 2007 pelo Hemoce, o concurso faz parte do projeto Doador do Futuro e tem o intuito de desenvolver ações de conscientização com foco em cidadania e solidariedade para jovens estudantes que podem se tornar, também, futuros doadores.

Em 2022, mais de seis mil trabalhos foram enviados de cerca de 400 escolas, totalizando um aumento de 45% em relação a 2021 – recorde de participações de instituições de ensino. Em 14 edições, a iniciativa já contou com a participação de mais de cinco mil alunos e cerca de 400 escolas.

Serviço

15º Concurso de Frases e Desenhos

Inscrições: Até 24 de março

Envio dos trabalhos: 1 a 15 de maio

Divulgação dos trabalhos selecionados: 7 de junho

Mais informações: (85) 3101-2300 e site do Hemoce