Hemoce recebe voluntários neste Carnaval; confira os horários

17 de fevereiro de 2023 - 09:51 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e Fotos: Emmanuel Denizard
Arte: Roberto Melo

População poderá doar sangue, plaquetas e realizar o cadastro para doação de medula óssea

Doadores que estiverem em Fortaleza neste Carnaval poderão ajudar a salvar vidas e cair na folia da solidariedade. A sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) vai funcionar em horários especiais nas próximas segunda (20) e terça-feira (21), das 7h às 14h.

O equipamento, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), fica localizado na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo. No local, os voluntários podem doar sangue, plaquetas e realizar o cadastro para doação de medula óssea. Já nestes sábado (18) e domingo (19), as unidades da hemorrede na Capital e no interior cearense atendem normalmente os interessados.

“As doações de sangue e plaquetas realizadas no Hemoce beneficiam pacientes que precisam realizar transfusão em todo o Ceará. O hemocentro é responsável pelo atendimento transfusional em mais de 480 unidades de saúde espalhadas pelos 184 municípios do Estado, cobrindo 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) no território cearense. Convidamos a população, antes de cair na folia, a entrar no bloco da doação e vestir a fantasia da solidariedade”, ressalta Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do órgão.

Campanha de carnaval

Até a próxima Quarta-feira de Cinzas (22), o Hemoce está com a campanha No bloco da doação, você também é folião. A iniciativa estimula a doação de sangue e busca preparar o estoque de hemocomponentes para o ciclo carnavalesco.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

O Hemoce recebe os doadores com hora marcada. Os voluntários podem agendar pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones. Em Fortaleza, os contatos são (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597 – WhatsApp.