Hemoce lança campanha para manter estoque durante o período carnavalesco

2 de fevereiro de 2023 - 11:33 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte: Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança, nesta segunda-feira (6), a partir das 10h, nova campanha de incentivo à doação de sangue. Com o slogan No bloco da doação, você também é folião, a iniciativa busca preparar o estoque de hemocomponentes para o ciclo carnavalesco.

A festividade, além de ser um momento de alegria e diversão, abre alas para a solidariedade. O lançamento do projeto será realizado na sede do hemocentro, em Fortaleza, e de forma simultânea nas unidades regionais do Interior.

A banda Os Transacionais animará a manhã. O grupo se apresenta voluntariamente há mais de cinco anos em eventos do Hemoce.

“Sabemos da visibilidade que temos neste período que antecede o Carnaval e ao longo dos festejos, e isso pode ser usado de maneira positiva para mobilizar mais pessoas em prol da doação de sangue”, diz Jolson Ximenes, baixista e vocalista da banda. “Somos parceiros do Hemoce e, sempre que somos convidados, ficamos felizes em poder colaborar com o que a gente mais ama: a música”, complementa.

A campanha segue até o dia 22 de fevereiro nas redes sociais da instituição.

A coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima, convida a população a exercer o gesto altruísta. “Quando um voluntário doa sangue, essa bolsa leva, em média, 24h para ser liberada para os hospitais. Por isso, é tão importante que a doação seja feita com antecedência e mantida regularmente. O paciente que irá receber a transfusão, muitas vezes, não pode esperar”, ressalta.

A hemorrede atende à demanda de mais de 480 unidades de saúde e 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Reabertura do posto da Praça das Flores

O posto de coleta do Hemoce na Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) retoma o atendimento aos voluntários no dia 11 de fevereiro, após reforma.

Na reabertura da unidade, haverá apresentação da banda Severina Brown e de blocos carnavalescos, além de ações de pinturas faciais e de aferição de pressão. Também serão realizadas atividades educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A programação foi definida em parceria com o Instituto Pró-Hemoce (IPH).

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

O Hemoce recebe os doadores com hora marcada. Os voluntários podem agendar pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones. Em Fortaleza, os contatos são (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Serviço

Lançamento da Campanha “No bloco da doação, você também é folião”

Quando: segunda-feira (6), às 10h

Onde: Hemoce (Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE)