Hemoce soma mais de 100 mil doações de sangue em 2022

6 de janeiro de 2023 - 12:12 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Fotos:Emmanuel Denizard e Divulgação

O hemocentro de Fortaleza foi responsável por receber mais de 50% das doações da hemorrede estadual, com 52.075 bolsas de sangue

Pela segunda vez consecutiva, em meio à pandemia de covid-19, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), fechou o ano com mais de 100 mil doações de sangue recebidas. O hemocentro cearense enviou, ainda, bolsas de hemocomponentes para outros estados brasileiros que tiveram seus estoques impactados pelo agravamento do período pandêmico. Foi destaque, inclusive, no Plano de Contingência de Sangue do Ministério da Saúde (MS).

O Hemoce recebeu, no ano passado, 100.380 doações de sangue. Quatro delas foram realizadas por André Bussoloto, de 50 anos. O representante comercial doa regularmente no posto de coleta situado na Praça das Flores. “Comecei a doar sangue aos 18 anos, no Rio Grande do Sul. No Hemoce, iniciei em 2019 e já fiz 13 doações. A minha maior motivação é saber que estou ajudando alguém, independentemente de não conhecê-lo(a)”, afirma.

O voluntário destaca o sentimento de doar regularmente, quatro vezes ao ano – a quantidade máxima permitida para homens em 12 meses. “Carrego comigo a certeza de que as doações salvam vidas e possibilitam mais pessoas a seguirem as suas histórias com seus familiares. Quem puder doar, não espere por um dia especial. Quem precisa não tem tempo”, ensina.

O hemocentro de Fortaleza foi responsável por receber mais de 50% das doações da hemorrede estadual. A unidade contabilizou 52.075 bolsas de sangue. No interior do Estado, o Cariri foi o território com maior registro de doações (17.898), seguida das regiões Norte (17.185), Sertão Central (6.619) e Centro-Sul (6.603).

As bolsas coletadas beneficiam pacientes que necessitam de transfusão em cerca de 500 unidades de saúde espalhadas pelos 184 municípios cearenses.

A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, agradece os voluntários pela solidariedade compartilhada durante 2022. “Em nome de todos os profissionais do Hemoce e de pacientes contemplados pelas doações nos últimos 12 meses, agradeço o apoio dos doadores. As pessoas entenderam a importância do gesto altruísta e ajudaram a salvar vidas durante o ano inteiro”, destaca.

Reconhecimento

Durante a Semana do Doador, em novembro de 2022, o Hemoce registrou 2.240 doações

Durante a Semana do Doador de 2022, o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do MS, Fabiano Romanholo, esteve na sede do Hemoce, em Fortaleza. Na ocasião, destacou o apoio do equipamento e de doadores cearenses para a hemorrede brasileira. “Eu gostaria de agradecer aos doadores aqui do Ceará. Desde o início da pandemia, em 2020, o Plano de Contingência do Ministério da Saúde está acionado e o Ceará foi responsável por 50% das doações que tivemos de transportar para o País no período”.

Sangue raro

O Hemoce garante à população, há mais de nove anos, o serviço especializado de identificação de pessoas com tipos sanguíneos raríssimos. O Banco de Sangue de Doadores Raros do hemocentro possui cerca de 300 voluntários de diferentes tipos sanguíneos raros no mundo.

Em 2022, a unidade enviou 18 bolsas para outros estados, atendendo a solicitações do Ministério da Saúde. O Hemoce já encaminhou uma bolsa de sangue para a Colômbia, sendo o primeiro hemocentro brasileiro a direcionar o material para outro país.

Cadastro de Medula Óssea

O Hemoce já cadastrou mais de 221 mil voluntários como possíveis doadores de medula óssea. Em 2022, foram quatro mil novas inscrições. O Estado possui o maior banco das regiões Norte e Nordeste.

A unidade também realiza a coleta de células de medula óssea. Desde 2012, já foram feitos 98 procedimentos – 12 deles ocorreram no ano passado. O hemocentro promoveu, ainda, dois encontros entre pacientes que passaram por transplante de medula óssea e seus doadores.

Um dos encontros foi do doador de medua óssea Guilherme Navarro com a receptora Letícia Nascimento, em dezembro

No ano passado, o Hemoce, em parceria com o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), ultrapassou a marca de 700 transplantes do tecido líquido. Em 2008, a colaboração iniciou com transplante autólogo, no qual o paciente recebe células sadias da própria medula. Posteriormente, foi somado o serviço de transplante alogênico aparentado e não aparentado.

Avanços

No último ano, o Hemoce inaugurou a Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador. Com a ampliação da rede de laboratórios, a estrutura está apta a oferecer um novo teste de biologia molecular para identificação de malária, tornando-se o segundo estado no País a receber a nova tecnologia, além de unificar os serviços laboratoriais para doadores de sangue.

Inovação

Em 2022, o Hemoce tornou-se o primeiro equipamento do tipo do Nordeste a receber a acreditação internacional da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias, em tradução livre). O Programa de Acreditação da AABB é uma parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular que certifica os processos e os serviços de hemoterapia dos hemocentros com alto padrão de qualidade e garante melhor atendimento e segurança para doadores e pacientes.

Em 2022, o Hemoce passou a enviar plasma excedente para a indústria

Também no ano passado, o hemocentro cearense, por meio das unidades de Fortaleza e Sobral, passou a enviar plasma excedente, aquele não utilizado em transfusões, para a indústria. Os hemocomponentes são direcionados para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), onde serão usados na produção de hemoderivados como albumina, imunoglobulina, complexo protrombínico, fator de von Willebrand, fator VIII e fator IX de coagulação – fundamentais no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, apenas dez hemocentros estão aptos a encaminhar plasma para o setor.

Coagulopatias e hemoglobinopatias

O Hemoce é referência nacional no atendimento de pessoas com coagulopatias e hemoglobinopatias. Em todo o Estado, mais de 11 mil atendimentos foram realizados em 2022.

Cerca de 1.500 pessoas são acompanhadas pelos ambulatórios do hemocentro. A sede, em Fortaleza, coordena todo o trabalho e supervisiona o tratamento nas unidades do Interior, em que a assistência é realizada por meio das estruturas regionais de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu.