Hemoce coleta mais de 2.200 bolsas de sangue durante a Semana do Doador

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Fotos:Divulgação/Hemoce

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebeu 2.240 doações durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O tradicional evento ocorre em todo o País em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

No Hemoce, a ação foi realizada de 21 a 26 de novembro. As atividades também marcaram o lançamento da nova campanha de incentivo à doação de sangue, o aniversário de 39 anos de atendimento da instituição e a solenidade de homenagens e reconhecimento a doadores e parceiros.

Os hemocomponentes coletados ajudam a preparar o estoque para o fim de ano, período de maior necessidade, e atendem à demanda transfusional de mais de 480 unidades de saúde e 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) cearense.

O hemocentro de Fortaleza foi responsável pelo maior número de bolsas coletadas (1.375), seguido das unidades de Juazeiro do Norte (256), Iguatu (208), Crato (169), Sobral (129) e Quixadá (103).

Em Fortaleza, 1.375 bolsas de sangue foram coletadas durante a Semana do Doador

“Nós queremos agradecer e parabenizar a todos os doadores que atenderam a nossa convocação e entraram em campo para marcar um golaço de solidariedade em favor da vida. Esse gesto voluntário, altruísta e de responsabilidade social ajuda a fazer a alegria de vários pacientes que precisam realizar transfusão no Ceará”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Programação

Durante a Semana do Doador, as unidades do equipamento na Capital e no Interior promoveram uma programação especial para receber e parabenizar os voluntários. O evento contou com apresentações musicais e artísticas, blitz educativa, serviços de beleza, massagem, terapia capilar e manutenção de óculos, passeio ciclístico, além de lanches especiais, sorteios de brindes e entrega de mimos.

As ações foram realizadas com apoio de parceiros voluntários. No período, o Hemoce teve apoio de diversas organizações que, por meio do programa Caravana da Solidariedade, mobilizaram membros e/ou funcionários para realizar a doação.

Colaboradores da Cagece estiveram presentes durante toda a Semana do Doador por meio do projeto “Caravana da Solidariedade”

O Hemoce agradece a todos os parceiros que, voluntariamente, colocaram-se à disposição para tornar a Semana do Doador ainda mais especial. Essas parcerias ajudam na conscientização da população e das organizações sobre o valor do gesto altruísta”, continua Nágela Lima.

Hemoce 39 anos

O Hemoce comemorou 39 anos de atendimento à população na última quarta-feira (23). Nessas quase quatro décadas, o equipamento vem crescendo e se destacando nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, e no diagnóstico clínico e de apoio a transplantes.

Em 2021, o Hemoce recebeu mais de cem mil doações de sangue e enviou bolsas para atender à solicitação de outros estados brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a instituição cearense respondeu por cerca de 50% das demandas do Plano Nacional de Contingência de Sangue.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Na última sexta-feira (25), o Hemoce celebrou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data também foi marcada pela solenidade de premiação de doadores e parceiros homenageados.

A comemoração reconheceu oito voluntários que se destacaram no número e na regularidade de doações. Na ocasião, as seguintes categorias foram contempladas: Doador RH negativo; Doador de Plaquetas; Doador do Posto de Coleta do IJF; Doador do Posto de Coleta da Praça das Flores; Jovem Doador; Doador da Melhor Idade; Doador Sangue Raro; Doador HLA.

A solenidade também agraciou os parceiros que contribuíram no incentivo à doação de sangue. Na categoria Hemoce na Minha Cidade, projeto direcionado às secretarias municipais de Saúde, o Hemoce Fortaleza condecorou cinco municípios.

Na categoria Organização Cidadã, o hemocentro premiou oito organizações da sociedade civil – escolas, igrejas, universidades, empresas, ONGs etc. – que contribuíram com a realização de ações de incentivo à doação de sangue na comunidade.

Troféu Publicidadania

Na categoria Troféu Publicidadania, destinado às agências de publicidade que desenvolvem voluntariamente para o Hemoce campanhas de incentivo à doação de sangue e ao cadastro de medula óssea, foi homenageada a agência Bando Comunicação. A empresa executou a campanha da Semana do Doador deste ano, com o slogan Parabéns pela Convocação.

As peças publicitárias serão divulgadas até 18 de dezembro em redes sociais e outras telas digitais, além de outdoors e busdoors. No contexto da Copa do Mundo de 2022, o trabalho do equipamento traz a temática de futebol e convoca a população a fazer parte do time do Hemoce em favor da vida.

Troféu Hemocinho

Há mais de 22 anos, o Hemoce realiza a entrega do Troféu Hemocinho, a maior condecoração para homenagear pessoas e instituições que, ao longo do ano, colaboraram com a doação de sangue no Ceará.

Em 2022, recebeu o troféu o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), por contribuir constantemente na captação de doadores por meio de ações educativas ao longo deste ano e de 2021.

Seja um doador

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível no site do Hemoce.