Hemoce apresenta nova campanha de doação de sangue e celebra Dia do Doador

18 de novembro de 2022 - 11:31 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Natássya Cybelly
Arte:Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança nesta segunda (21), às 10h, na sede da unidade, em Fortaleza, a nova campanha de incentivo à doação de sangue. No contexto da Copa do Mundo de 2022, o trabalho do equipamento traz a temática de futebol e convoca a população a fazer parte do time do Hemoce a favor da vida.

Com o slogan Parabéns pela Convocação, as peças da campanha, desenvolvida voluntariamente pela agência Bando Comunicação, faz uma analogia entre a escalação do time de futebol do mundial com a chamada de doadores para compor a seleção do hemocentro.

Para representar a iniciativa, dois doadores, Leandro e Roberta, aprovaram o uso dos nomes no material publicitário. As peças vão circular em todo Ceará por meio de cartazes, outdoors, busdoors, telas digitais e publicações em redes sociais.

De acordo com a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, as campanhas sazonais são oportunidades para incentivar a doação de sangue para diferentes públicos. “Para quem já é doador, vale relembrar a importância do gesto regular. A quem ainda não doou, a ação busca motivar e sensibilizar para dar o primeiro passo. Todos os dias precisamos receber voluntários, pois não existe nenhum substituto para o sangue”, afirma a gestora. “Somente pela doação voluntária e altruísta podemos dar assistência aos pacientes que precisam de transfusão de sangue”, continua.

O Hemoce atende à demanda transfusional de cerca de 500 unidades de saúde cearenses. O equipamento recebe, em média, cem mil doadores por ano. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes no ano. Já as mulheres, a cada três meses no intervalo de um ano.

Semana do Doador 2022

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, o Hemoce promoverá, de 21 a 26 deste mês, a Semana do Doador.

Durante o período, as unidades do hemocentro na Capital e no Interior – nas cidades de Quixadá, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato – terão programação diversificada com serviços de saúde, beleza e bem-estar, além de apresentações culturais. Na abertura da Semana, o cantor Luciano Moreno fará um pocket show na sede do Hemoce, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

Hemoce completa 39 anos

A Semana do Doador também marca o aniversário de 39 anos do equipamento, celebrado no dia 23 de novembro. “O Hemoce foi um dos primeiros hemocentros brasileiros e, ao longo dos anos, passou por inúmeros desafios e conquistas. Hoje, é responsável por 100 % dos atendimentos do SUS [Sistema Único de Saúde] no Estado, ampliou sua rede de serviços e oferece diagnósticos clínico e laboratorial, além de atendimento ambulatorial para pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias”, detalha Luciana Carlos.

A instituição é uma unidade da rede do Governo do Ceará reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus serviços. “Na busca pela excelência, conquistamos a ISO 9001 em toda a rede e, neste ano, o Hemoce alcançou o marco de ser o primeiro hemocentro do Nordeste com a acreditação internacional pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias, em tradução livre)”, destaca a diretora.

Seja um doador

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto.

Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível no site do Hemoce.

Serviço

Lançamento da Semana do Doador de Sangue

Quando: segunda-feira (21), às 10 horas

Onde: Hemoce (Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE)