Junho Vermelho: Hemoce conscientiza população sobre a importância da doação de sangue voluntária

1 de junho de 2022 - 16:47 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte:Instituto Pró-Hemo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia, nesta segunda-feira (1), nova campanha de incentivo à doação de sangue. Com o slogan Quantas vidas cabem em uma vida só?, a iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH) e tem como objetivo homenagear os doadores voluntários de sangue, além de conscientizar a população sobre a importância do gesto de solidariedade. A ação ocorre em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado.

Nos próximos 30 dias, o Hemoce intensificará em suas redes sociais a importância da doação de sangue voluntária. Peças ilustrativas serão trabalhadas, também, em cartazes e faixas. Nesse período, o hemocentro, em parceria com IPH, realizará ações pontuais para chamar a atenção da população em alguns locais de Fortaleza, onde a sede do equipamento está situada, e nas cidades do Interior onde há unidades e postos da instituição.

“Neste Junho Vermelho, queremos convidar aquelas pessoas que ainda não são doadoras de sangue para viver essa experiência solidária que salva vidas. Gostaríamos de parabenizar e agradecer, ainda, os nossos maiores parceiros nessa missão, os doadores. Com o apoio desse público, estamos há vários anos mantendo o nosso estoque dentro da margem de segurança transfusional e atendendo às mais de 480 unidades de saúde no Ceará”, destaca a coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima.

Dia Mundial do Doador de Sangue

Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. As unidades do Hemoce na Capital oferecerão aos candidatos à doação de sangue ações e serviços como corte de cabelo e barbearia, maquiagem, limpeza de pele, além de apresentações artísticas.

Uma das novidades é que, neste ano, o hemocentro cearense vai apresentar o mascote Hemocinho, que estará na sede da instituição, no bairro Rodolfo Teófilo, interagindo com os voluntários. O personagem possui formato de uma gota de sangue, símbolo da doação.

No interior do Estado, os doadores também irão contar com uma programação especial, com ações, serviços e apresentações musicais.

Junho Vermelho

Criado em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, a campanha Junho Vermelho surgiu para aumentar o número de doações neste período. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e por causa do clima mais frio em alguns locais do Brasil nesta época, o que tende a diminuir o número de doações. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.

Neste mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estarão iluminados de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo e a saída do Arco do Triunfo, em Sobral. Em Juazeiro do Norte, ganhará a iluminação colorida a estátua do Padre Cícero. As unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, também ganham a cor vermelha.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. Acesse o documento.

O Hemoce está recebendo doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, as ligações podem ser feitas para (85) 3101-2305 ou (85) 9.9681-7597 – WhatsApp.