Sobre doação de sague

23 de abril de 2018 - 13:08

Como organizar uma coleta:

É possível organizar uma coleta na sua cidade. Uma equipe do Hemoce irá até o local para verificar se a estrutura disponível é adequada para receber as coletas, atendendo corretamente os doadores e preservando a qualidade do sangue doado. Para saber como proceder e obter mais informações você pode entrar em contato com o nosso setor de captação pelo telefone 3101-2300.

Como organizar uma campanha de doação e ser um parceiro do Hemoce: 

A doação de sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas. Seja você pessoa física ou jurídica também pode apoiar essa causa sendo um parceiro do Hemoce. Caso deseje organizar alguma campanha para captar doações você pode entrar em contato conosco para obter mais informações com o nosso setor de comunicação pelo telefone 3101-2308.

É preciso pedir doações para alguém que necessita de transfusão?

Quando se tem algum parente ou conhecido precisando de doação de sangue, logo ficamos preocupados e querendo ajudar de alguma forma. Nesse momento acabamos compartilhando informações sobre a necessidade de se fazerem doações direcionadas para uma pessoa específica. Isso muitas vezes pode não ajudar e até dificultar o atendimento a outras pessoas, já que não há como direcionar uma doação feita a uma pessoa específica, por dois motivos principais:

– A doação de sangue deve ser anônima, voluntária, altruísta e não remunerada. Ela é regulamentada pela LEI No 10.205, DE 21 DE MARÇO DE 2001, que impede a identificação do doador por parte do receptor e a identificação do receptor por parte do doador, de modo que não é permitido direcionar uma ou mais doações a uma determinada pessoa.

– Após a doação é feita são necessários alguns dias para que o sangue doado esteja disponível para transfusão. Nesse período entre a doação e a transfusão são realizados diversos testes para avaliar se o sangue coletado está totalmente isento de qualquer alteração ou agentes patogênicos, garantindo assim a segurança de quem irá recebê-lo. Quando um paciente necessita de sangue ou algum hemocomponente, a transfusão precisa ser realizada de forma imediata, sendo assim, o paciente recebe o sangue que já foi analisado e está disponível no estoque do hemocentro e o sangue doado por algum de seus familiares ou amigos será direcionado para repor o estoque do hemocentro a fim de atender a outro paciente que venha a necessitar de transfusão.

A melhor forma de ajudar a quem precisa de transfusão é incentivar a doação de sangue ou plaquetas e realizar a sua doação periodicamente, assim é possível manter os estoques do sangue dos hemocentros abastecidos para qualquer eventualidade.