Representantes do Hemomar visitam Hemoce

8 de julho de 2016 - 19:20

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado recebeu entre os dias 4 a 7 de julho a visita técnica dos representantes do Hemocentro do Maranhão. Durante quatro dias, a coordenadora da gestão da qualidade e enfermeira do Hemomar, Talita Almeida e o farmacêutico José Ribamar conheceram a estrutura física e os serviços oferecidos pelo Hemoce.

Os profissionais foram acompanhados pela equipe da Gestão da Qualidade do Hemoce que apresentaram as áreas da unidade, como por exemplo, as etapas do ciclo do sangue, o setor de medula óssea, ambulatório de coagulopatias e hemoglobinopatias e a parte administrativa do Hemoce.  “Nós ficamos impressionados com o trabalho realizado pelo Hemoce desde o atendimento ao doador, até o momento que as bolsas de sangue são enviadas para as unidades de saúde tanto pela organização dos setores como pela qualidade dos serviços”, disse a coordenadora Talita.

A visita técnica dos profissionais faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede – PNQH que tem como objetivo a troca de conhecimento entre os profissionais dos hemocentros de todo o país. Através do Projeto de Apadrinhamento elaborado pelo Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde, alguns hemocentros com serviço de excelência, ficam responsáveis por pelo menos dois hemocentros de outros estados apoiando e orientando sobre aspectos de melhoria e implementação de novos serviços para os hemocentros afilhados. Atualmente o Hemoce,  é responsável pelo hemocentro do Rio Grande do Sul e do Maranhão.

“Esse projeto permite melhorias que vão além da necessidade do hemocentro, no caso do Hemomar, a visita foi incentivada pela necessidade de explicar sobre o procedimento de não conformidades para a gestão da qualidade, mas a visita trouxe conhecimentos além do proposto, eles observaram que algumas ações da área administrativa também podem ser aprimoradas”, disse Natalícia Azevedo, coordenadora da Gestão da Qualidade do Hemoce.

Depois da visita técnica os representantes do Hemomar pretendem colocar em prática ações e estratégias aplicadas pelo Hemoce. “Foi uma visita muito enriquecedora, pois muitos dos serviços oferecidos pelo Hemoce como o Banco de Cordão Umbilical, a aférese terapêutica e alguns exames como o NAT, ainda é uma conquista sonhada para o  Hemomar”, explica José Ribamar.   “Nosso próximo passo agora é levar para os gestores o conhecimento absorvido nesses quatros dias para melhorar os serviços que já existem e implementar novas ideias”, afirma a coordenadora da gestão da qualidade do Hemomar, Talita Ameida.

alt

Ainda este ano, o Hemoce fará uma vista ao Hemomar para avaliar a implementação das ações propostas.

Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede

O Programa Nacional de Quali­ficação da Hemorrede – PNQH é um Programa executado com o apoio de pro­fissionais especializados nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, proveniente da Hemorrede Pública Nacional, que compõem o Grupo de Avaliadores do PNQH. O programa visa promover a Quali­cação Técnica e Gerencial da Hemorrede e o fortalecimento da articulação dos serviços de hematologia e/ou hemoterapia, através de visita de avaliação técnica nas unidades dos Hemocentros do Brasil. O objetivo do programa é identificar promover estratégias de melhorias aos hemocentros de todo país. Desde 2013, o Hemoce, durante o Encontro Nacional de Avaliadores do PEQH/PNQH, foi escolhido como padrinho do Rio Grande do Sul e do Maranhão e vem trabalhando em parceria com os hemocentros na solução de problemas que foram identificados em visitas técnicas do PNQH. 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308