Mais de 80 pessoas inscritas no Programa de Voluntariado do Hemoce

20 de maio de 2016 - 20:31

Foi o interesse de ajudar ao próximo que levou cerca de 80 pessoas a se cadastrarem no Programa de Voluntariado do Hemoce – Amigos do Bem. Somente nesta quinta-feira (19) no auditório do Hemoce foram 30 inscritos. Desde que foi lançado o programa já recebeu mais de 80 candidatos que vão trabalhar incentivando à doação de sangue.

O evento reuniu estudantes, profissionais da área da saúde, autônomos, grupo de amigos, entre outros, que se colocaram a disposição para o trabalho voluntário. Durante o encontro, os interessados preencheram o cadastro de inscrição e assistiram a duas palestras: sobre o trabalho do Hemoce em todo o Estado e a atuação do programa Amigos do Bem. Os candidatos irão passar por um processo seletivo e de capacitação na próxima semana. As atividades serão iniciadas no dia 1º de junho.

O programa será dividido em duas categorias: Recepção do Bem e Mobilizadores do Bem. Uma das atividades do voluntariado é orientar a população sobre o processo da doação de sangue desde a primeira etapa, que é a identificação do doador, até a coleta de sangue, além de proporcionar atendimento humanizado para conquistar e fidelizar os doadores. Para executar as atividades, os voluntários dedicarão quatro horas do dia deles, uma vez por semana, no período da manhã ou à tarde, durante seis meses.

O Programa Amigos do Bem tem como objetivo incluir a sociedade nas ações e serviços do Hemoce para incentivar à doação de sangue. Lançado no dia 6 de maio, o Programa de Voluntariado conta com mais de 80 pessoas inscritas. Os primeiros candidatos irão preencher as 60 primeiras vagas disponíveis, e o excedente será para cadastro de reserva.

A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos enfatiza a importância da sociedade nas ações que contribuem para a doação de sangue. “Existem várias formas de ajudar, seja doando sangue ou incentivando um parente, amigo ou fidelizando o doador. Com este programa a gente espera unir a sociedade para continuar esse compromisso de ajudar a salvar vidas”, disse Luciana.

O programa é amparado pela Lei do Serviço Voluntário nº 9.608/98 que preconiza no Art. 1º: “considera-se o serviço voluntário para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoas físicas à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Parágrafo único: o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, providenciaria e afins”.

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308