BSCUP recebe alvará de funcionamento.

21 de junho de 2012 - 17:46

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) tem motivos para comemorar. Durante esta semana, o Banco de Cordão de Sangue Umbilical e Placentário (BSCUP) recebeu seu alvará de funcionamento no Hemocentro Coordenador, em Fortaleza, através da Portaria nº 389/2012.

A expectativa é grande, já que o Banco oferecerá mais uma grande oportunidade de crescimento para a saúde no estado, além é claro, de oferecer mais possibilidades de cura para pacientes que sofrem com doenças sérias. As células armazenadas no Banco apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula, aumentando desta forma as chances de cura de tantos pacientes oncológicos ou que necessitam de transplante.

 

Como funciona o Banco de Sangue Umbilical e Placentário no Ceará

No Ceará, a princípio, as mães que tiverem seus filhos na Maternidade Escola Assis Chateaubriant , no Hospital Geral César Cals e no Hospital Nossa Senhora da Conceição poderão doar as células tronco dos cordões umbilicais de seus filhos para o Banco de Cordão, desde que tenham sido acompanhadas durante todo o processo gestacional. Elas precisam ter mais de 18 anos de idade, a gestação deve ser acompanhada pelos médicos das unidades, não correr riscos, não ter doenças genéticas ou transmissíveis. As bolsas de células-tronco armazenadas poderão salvar a vida de milhares de pacientes no Brasil e no mundo, já que a Rede BrasilCord faz parte da NetCord, a rede mundial de doadores de medula óssea e de células do cordão umbilical. Cerca de 6 mil pessoas entram por ano na fila de espera por transplante de medula no Brasil. 1.200 conseguem passar pelo procedimento. 

 

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)

Twitter: @Hemoce