Cuidados Pós-doação

12 de janeiro de 2009 - 18:58

 

1. Antes de deixar o Hemocentro permaneça sentado por, pelo menos, 15 minutos.

2. Evite ingerir bebidas alcoólicas nas próximas 12 horas

3. Evite fumar nas próximas 2 horas

4. Tome quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas após a doação. Isto ajudará na reposição do volume perdido durante a doação. Esta medida é particularmente importante nas primeiras 4 horas após a doação.

5. Evite subidas exaustivas e exercícios físicos extenuantes por 12 horas. Esta conduta previne sangramentos e ajuda na cicatrização do local onde foi realizada a pulsão. Também permite que seu corpo se ajuste à perda de volume ocorrida na doação.

6. Mantenha o curativo no local da agulha por, no mínimo, 4 horas. Se você notar que o local voltou a sangrar, aplique uma pressão sobre o local por 2-5 minutos e então troque a curativo, mantendo-o por mais 4 horas.

7. Caso sinta mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar após deixar o local de doação, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente com as pernas elevadas. Estas medidas evitam que o mal-estar se prolongue e aumentam a circulação de sangue na cabeça, aliviando rapidamente os sintomas.

8. Se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

9. Se você acha que existe uma razão pela qual o seu sangue não deve ser utilizado para transfusão e você não pode ou não quis dizer isto durante a doação, entre em contato o mais breve possível com o Hemocentro e solicite que seu sangue seja descartado. O descarte será totalmente confidencial. Isso é de grande importância para a segurança dos pacientes que irão receber seu sangue. Contato: (85) 3101.2311.

10. Na ocorrência de febre, diarréia ou outro sintoma de doença infecciosa até 15 dias após a doação, comunicar imediatamente o Serviço de Enfermagem do Hemoce pelos telefones (85) 3101.2311 / 3101.2303. 

11. Se no local da pulsão aparecer hematoma ou mancha arroxeada, aplique compressas de gelo nas primeiras 6 horas. Em seguida, pode-se usar alguma pomada com ação anti-inflamatória. No caso de flebite (vermelhidão e dor no local da punção), aplique compressas de água morna e procure o Serviço de Enfermagem do Hemoce (3101.2311).

Você também poderá nos telefonar caso:
» apresente algum sintoma ou sinal que julgue ser decorrente da doação;
» queira nos passar alguma informação adicional que não pode ou não quis dar durante a entrevista, no dia da doação.

 

FONTE:
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará
Ministério da Saúde
Fundação Pró-sangue