O que é PBM?
O Patient Blood Management (PBM) é uma abordagem multidisciplinar, focada no paciente, para otimizar o manuseio da transfusão visando cuidado médico de qualidade e eficaz. Abrange aspectos da avaliação e manejo clínico do paciente que envolvem a tomada de decisão de transfundir e inclui indicações apropriadas, minimização da perda de sangue e otimização da massa eritrocitária do paciente. O emprego de seus conceitos permite a melhoria da evolução do paciente através do uso seguro e racional de sangue e redução de exposições desnecessárias a produtos sanguíneos.
A transfusão é o procedimento mais realizado em pacientes internados e os serviços hospitalares devem estar preparados para cuidar do paciente evitando ou minimizando perda sanguíneas e promovendo ações voltadas para correção da anemia e utilização de medidas de conservação do sangue.
Conheça nosso protocolo de transfusão clicando aqui.
PBM no Ceará
No Ceará, há quase duas décadas, existem ações voltadas para o uso racional do sangue e seus componentes, além de uso de técnicas de conservação do sangue em grandes hospitais do SUS, no âmbito estadual e federal. Essa experiência de quase 20 anos, tornou possível dar um passo adiante com a criação de um programa estadual de estímulo ao Patient Blood Management – PBM criado pela Portaria Estadual Nº 2576/2017 da Secretaria Estadual da Saúde. As práticas estão disseminadas em vários serviços hospitalares.






Já conhece o EducaSangue?
O Programa EducaSangue foi desenvolvido por profissionais do Hemoce com o objetivo de qualificar a transfusão através da disseminação do conhecimento em Medicina Transfusional de forma despretensiosa e lúdica, a equipe do EducaSangue pretende estar em constante diálogo com os profissionais de saúde envolvidos nas várias etapas da transfusão. Para isso, conta com a ajuda de cada um de seus seguidores para disseminar informações compartilhando, curtindo suas postagens e divulgando suas ferramentas. É preciso espalhar conhecimento na área da medicina transfusional para melhorar a evolução e diminuir risco para os pacientes.
Clique aqui para conhecer o site.