Submissões
*Submissões do Projeto de Pesquisa veja aqui
PASSO 1 – Submissão Inicial
⦁ Acessar a plataforma Ensino e Pesquisa do HEMOCE
Link: ⦁ Ensino e Pesquisa HEMOCE
⦁ Ir para o tópico “Pesquisa”
⦁ Acessar o tópico “Fluxo para desenvolvimento de pesquisas”
Aqui você encontrará todas as informações e documentos necessários.
Link: Fluxo para desenvolvimento de pesquisas
0. Preencher e assinar os seguintes documentos, disponíveis no site:
⦁ Termo de compromisso para o desenvolvimento de pesquisa no HEMOCE.
⦁ Formulário de solicitação de pesquisa no HEMOCE.
0. Encaminhar o projeto de pesquisa junto com os documentos preenchidos e assinados para o e-mail:
ensino_pesquisa@hemoce.ce.gov.br
0. Aguardar resposta via e-mail do setor de Ensino e Pesquisa
O retorno pode ser um parecer favorável, ou uma indicação de pendências.
PASSO 2 – Após Parecer Favorável
Após o parecer favorável, o setor de Ensino e Pesquisa enviará por e-mail os seguintes documentos:
⦁ Autorização do Ensino e Pesquisa, documento que deverá ser apresentado onde a pesquisa será realizada.
⦁ Termo de Fiel Depositário.
⦁ Carta de anuência.
Observação: Se o HEMOCE for a instituição proponente, o pesquisador responsável deverá presencialmente ou enviar por e-mail a folha de rosto para o setor de Ensino e Pesquisa e solicitar a assinatura da diretora geral do HEMOCE.
PASSO 3 – Cadastro na Plataforma Brasil
O pesquisador responsável deverá cadastrar o projeto ou emenda na Plataforma Brasil. Se o HEMOCE for uma instituição coparticipante, essa informação deve ser registrada para encaminhar o projeto ao CEP-Hemoce.
⦁ Acessar a plataforma Ensino e Pesquisa do HEMOCE
Link: ⦁ Ensino e Pesquisa HEMOCE
⦁ Ir para o tópico “Comitê de Ética em Pesquisa”
⦁ Acessar o tópico “Submissões”
Link: ⦁ Submissões
⦁ Documentos para submissão (modelos)
Projeto de Pesquisa completo, contendo:
Formato Word ou deve possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar” em qualquer palavra ou trecho do texto
Idioma português
Capa (nome da instituição, nome do pesquisador, título do projeto e ano, natureza do projeto, quando cabível o nome do orientador)
Resumo
Introdução (contextualização, relevância social e justificativa da pesquisa)
Objetivo(s) – descrição clara do objetivo geral e específicos.
Método (incluir o método utilizado, local da pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão/exclusão, riscos e benefícios envolvidos, análise de dados, critérios de encerramento ou suspensão de pesquisa, resultados do estudo e estratégias de divulgação).
Cronograma de execução (em formato de tabela detalhando todas as etapas e prazos do estudo e com a declaração de que a coleta de dados começará após aprovação do Comitê).
Orçamento (financeiro detalhado com a origem dos recursos financeiros e apresentar valores em moeda nacional).
Referências Bibliográficas
Apêndices (Instrumentos/Fichas de Coleta de Dados elaborados pelo próprio pesquisador, como TCLE, TALE ou dispensa de TCLE).
Anexos (Documentos elaborados por terceiros, como instrumentos validados)
Ofício/Carta de Encaminhamento ao Comitê de Ética em Pesquisa (carta formal confirmando que todos os documentos obrigatórios foram submetidos, seguindo as diretrizes do Comitê de Ética) – seguir o checklist de documentos (se preferir).
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Dispensa de TCLE (documento com informações para os participantes da pesquisa, incluindo objetivos, riscos, benefícios e procedimentos. No caso de dispensa do TCLE, uma justificativa deve ser apresentada).
Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) (documento redigido em linguagem acessível para o entendimento dos participantes menores de idade ou legalmente incapazes, se estes forem os participantes da pesquisa).
Anuência da Instituição onde a pesquisa será realizada (documento emitido pela instituição onde a pesquisa será realizada, em papel timbrado e assinado por um responsável).
Autorização do(s) Chefe(s) de Serviço(s) (autorização em papel timbrado, assinada pelo responsável do setor onde a pesquisa será conduzida, quando aplicável).
Carta de Anuência da instituição coparticipante (documento em papel timbrado e assinado pelo responsável da instituição coparticipante, quando aplicável.).
Termo de Fiel Depositário (necessário caso o projeto envolva pesquisa com prontuários ou bases de dados institucionais. Assinado pelo responsável da instituição).
Termo de Compromisso para Utilização de Dados (TCUD) (exigido em pesquisas com prontuários e/ou bases de dados institucionais. Assinado pelo pesquisador.).
Declaração de ciência de participação em projeto de pesquisa – Lista de Pesquisadores (documento contendo a lista de todos os pesquisadores envolvidos, devidamente assinada).
Folha de Rosto (deve ser datada e assinada pelo pesquisador principal, responsável pela instituição. Se houver, pelo patrocinador financeiro quando cabível. O título da pesquisa deve ser idêntico ao do projeto e estar em português).
Orçamento (em formato de tabela detalhando as fontes de recursos financeiros. Apresentar em moeda nacional ou, quando em moeda estrangeira, com o valor do câmbio oficial em Real, obtido no período da proposição da pesquisa).
Cronograma (em formato de tabela detalhando todas as etapas e prazos do estudo e com a declaração de que a coleta de dados começará após aprovação do Comitê).
Declaração do diretor da instituição responsável pelo armazenamento e descarte do material biológico (documento necessário para pesquisa com Biorrepositório e Biobanco).
Regulamento de constituição de Biorrepositório (documento necessário para pesquisa com Biorrepositório).
Termo de guarda material biológico (documento necessário para pesquisa com Biorrepositório e assinado pelo pesquisador principal).
Carta de Resposta às Pendências (em caso de pendências, uma carta listando as correções realizadas deve ser submetida).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
⦁ Para submissão via Plataforma Brasil, todos os documentos precisam estar digitalizados e prontos para anexação.
⦁ Documentos assinados devem ser digitalizados e enviados em formato PDF para a Plataforma Brasil.
⦁ Todos os documentos devem ser assinados e anexados à Plataforma Brasil para avaliação pelo CEP/HEMOCE.
⦁ O pesquisador deve preencher a página “gerir pesquisa” com informações resumidas do projeto.
⦁ Formatos exigidos:
⦁ Documentos assinados: PDF.
⦁ Projeto de Pesquisa, Relato de Caso e Carta de Encaminhamento: Word ou editor de texto.
⦁ Em caso de pendências, o pesquisador deve apresentar uma Carta de Resposta às Pendências, corrigindo os pontos levantados.