Submissões

 

*Submissões do Projeto de Pesquisa veja aqui

 

PASSO 1 – Submissão Inicial

Acessar a plataforma Ensino e Pesquisa do HEMOCE

Link: ⦁ Ensino e Pesquisa HEMOCE

⦁ Ir para o tópico “Pesquisa”

⦁ Acessar o tópico “Fluxo para desenvolvimento de pesquisas”

Aqui você encontrará todas as informações e documentos necessários.

Link: Fluxo para desenvolvimento de pesquisas

 

0. Preencher e assinar os seguintes documentos, disponíveis no site:

⦁ Termo de compromisso para o desenvolvimento de pesquisa no HEMOCE.

⦁ Formulário de solicitação de pesquisa no HEMOCE.

 

0. Encaminhar o projeto de pesquisa junto com os documentos preenchidos e assinados para o e-mail:

ensino_pesquisa@hemoce.ce.gov.br

 

0. Aguardar resposta via e-mail do setor de Ensino e Pesquisa

O retorno pode ser um parecer favorável, ou uma indicação de pendências.

 

 

PASSO 2 – Após Parecer Favorável

Após o parecer favorável, o setor de Ensino e Pesquisa enviará por e-mail os seguintes documentos:

⦁ Autorização do Ensino e Pesquisa, documento que deverá ser apresentado onde a pesquisa será realizada.

⦁ Termo de Fiel Depositário.

⦁ Carta de anuência.

Observação: Se o HEMOCE for a instituição proponente, o pesquisador responsável deverá presencialmente ou enviar por e-mail a folha de rosto para o setor de Ensino e Pesquisa e solicitar a assinatura da diretora geral do HEMOCE.

 

 

PASSO 3 – Cadastro na Plataforma Brasil

O pesquisador responsável deverá cadastrar o projeto ou emenda na Plataforma Brasil. Se o HEMOCE for uma instituição coparticipante, essa informação deve ser registrada para encaminhar o projeto ao CEP-Hemoce.

⦁ Acessar a plataforma Ensino e Pesquisa do HEMOCE

Link: ⦁ Ensino e Pesquisa HEMOCE

⦁ Ir para o tópico “Comitê de Ética em Pesquisa

⦁ Acessar o tópico “Submissões”

Link: ⦁ Submissões

 

 

⦁ Documentos para submissão (modelos)

 

Projeto de Pesquisa completo, contendo:

 

Formato Word ou deve possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar” em qualquer palavra ou trecho do texto

 

Idioma português

 

Capa (nome da instituição, nome do pesquisador, título do projeto e ano, natureza do projeto, quando cabível o nome do orientador)

 

Resumo

 

Introdução (contextualização, relevância social e justificativa da pesquisa)

 

Objetivo(s) – descrição clara do objetivo geral e específicos.

 

Método (incluir o método utilizado, local da pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão/exclusão, riscos e benefícios envolvidos, análise de dados, critérios de encerramento ou suspensão de pesquisa, resultados do estudo e estratégias de divulgação).

 

Cronograma de execução (em formato de tabela detalhando todas as etapas e prazos do estudo e com a declaração de que a coleta de dados começará após aprovação do Comitê).

 

Orçamento (financeiro detalhado com a origem dos recursos financeiros e apresentar valores em moeda nacional).

 

Referências Bibliográficas

 

Apêndices (Instrumentos/Fichas de Coleta de Dados elaborados pelo próprio pesquisador, como TCLE, TALE ou dispensa de TCLE).

 

Anexos (Documentos elaborados por terceiros, como instrumentos validados)

 

 

Ofício/Carta de Encaminhamento ao Comitê de Ética em Pesquisa (carta formal confirmando que todos os documentos obrigatórios foram submetidos, seguindo as diretrizes do Comitê de Ética) – seguir o checklist de documentos (se preferir).

 

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Dispensa de TCLE (documento com informações para os participantes da pesquisa, incluindo objetivos, riscos, benefícios e procedimentos. No caso de dispensa do TCLE, uma justificativa deve ser apresentada).

 

Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) (documento redigido em linguagem acessível para o entendimento dos participantes menores de idade ou legalmente incapazes, se estes forem os participantes da pesquisa).

 

Anuência da Instituição onde a pesquisa será realizada (documento emitido pela instituição onde a pesquisa será realizada, em papel timbrado e assinado por um responsável).

 

Autorização do(s) Chefe(s) de Serviço(s) (autorização em papel timbrado, assinada pelo responsável do setor onde a pesquisa será conduzida, quando aplicável).

 

Carta de Anuência da instituição coparticipante (documento em papel timbrado e assinado pelo responsável da instituição coparticipante, quando aplicável.).

 

Termo de Fiel Depositário (necessário caso o projeto envolva pesquisa com prontuários ou bases de dados institucionais. Assinado pelo responsável da instituição).

 

Termo de Compromisso para Utilização de Dados (TCUD) (exigido em pesquisas com prontuários e/ou bases de dados institucionais. Assinado pelo pesquisador.).

 

Declaração de ciência de participação em projeto de pesquisa – Lista de Pesquisadores (documento contendo a lista de todos os pesquisadores envolvidos, devidamente assinada).

 

Folha de Rosto (deve ser datada e assinada pelo pesquisador principal, responsável pela instituição. Se houver, pelo patrocinador financeiro quando cabível. O título da pesquisa deve ser idêntico ao do projeto e estar em português).

 

Orçamento (em formato de tabela detalhando as fontes de recursos financeiros. Apresentar em moeda nacional ou, quando em moeda estrangeira, com o valor do câmbio oficial em Real, obtido no período da proposição da pesquisa).

 

Cronograma (em formato de tabela detalhando todas as etapas e prazos do estudo e com a declaração de que a coleta de dados começará após aprovação do Comitê).

 

Declaração do diretor da instituição responsável pelo armazenamento e descarte do material biológico (documento necessário para pesquisa com Biorrepositório e Biobanco).  

 

Regulamento de constituição de Biorrepositório (documento necessário para pesquisa com Biorrepositório).

 

Termo de guarda material biológico (documento necessário para pesquisa com Biorrepositório e assinado pelo pesquisador principal).

 

Carta de Resposta às Pendências (em caso de pendências, uma carta listando as correções realizadas deve ser submetida).

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

⦁ Para submissão via Plataforma Brasil, todos os documentos precisam estar digitalizados e prontos para anexação.

 

⦁ Documentos assinados devem ser digitalizados e enviados em formato PDF para a Plataforma Brasil.

 

⦁ Todos os documentos devem ser assinados e anexados à Plataforma Brasil para avaliação pelo CEP/HEMOCE.

 

⦁ O pesquisador deve preencher a página “gerir pesquisa” com informações resumidas do projeto.

 

 

⦁ Formatos exigidos:

 

⦁ Documentos assinados: PDF.

 

⦁ Projeto de Pesquisa, Relato de Caso e Carta de Encaminhamento: Word ou editor de texto.

 

⦁ Em caso de pendências, o pesquisador deve apresentar uma Carta de Resposta às Pendências, corrigindo os pontos levantados.