So.li.da.rie.da.de

Substantivo feminino

 

Indica a qualidade de solidário e um sentimento que leva a prestar auxílio a alguém.

Ser solidário é doar um pouco de si em favor do outro. No Hemoce a solidariedade é exercida de várias maneiras, através da doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Um gesto nobre que ajuda a salvar vidas e nos move a seguir em frente.

 

 

Solidariedade é o tema que abre a série de encontros Contando a Nossa História

 

No primeiro encontro da série “Contando Nossa História”, o Hemoce reuniu colaboradores na sede da instituição, em Fortaleza, para apresentar os serviços e ações com o tema do valor “SOLIDARIEDADE”. A ação aconteceu no pátio interno do Hemocentro Coordenador e foi transmitido para toda Hemorrede Estadual.

 

Durante a abertura do encontro, Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, exemplificou como a solidariedade é a essência da cultura do hemocentro. “Logo quando cheguei na instituição aprendi que aqui sempre se faz um pouco mais do que é solicitado, realizamos o que as pessoas precisam que a instituição faça. Por isso, a solidariedade é um valor do Hemoce, porque aqui provamos e acreditamos diariamente que ela existe, seja pelos doadores, colaboradores ou parceiros”, destacou.

 

Durante o bate-papo, facilitado pelas coordenadoras de Enfermagem e captação de doadores, Fernanda Brito (mais de 30 anos de Hemoce), e Nágela Lima (mais de 15 anos de Hemoce), foi realizado um contraponto de como acontecia a captação de voluntários antes, na forma de doação remunerada e como funciona hoje, baseada na política de captação de doadores do hemocentro.

 

“Na década de 80, a escada do Hemoce ficava lotada de pessoas que pediam as famílias de pacientes internados em outras unidades hospitalares para doar sangue em troca de dinheiro, cesta básica ou outros bens materiais. Isso acontecia principalmente por volta das 15h, horário de visita da Maternidade Escola Assis Chateuabriand (Meac), porque as pacientes só recebiam alta após a apresentação de comprovantes de duas doações de sangue”, conta Fernanda Brito.

 

Já nesse período, o Hemoce iniciou um trabalho de sensibilização da população cearense sobre a doação voluntária e altruísta. “Iniciei aqui no Hemoce como estagiária e durante esses anos pude acompanhar a implementação da política nacional do sangue e a organização da hemorrede, que foram um marco para essa mudança de comportamento. A doação de sangue voluntária e altruísta é a única forma de obtenção de sangue para transfusão no Brasil. Esse entendimento foi importante para impulsionar a mudança do perfil de doadores de sangue no país e no Ceará. As ações de incentivo à doação passaram a se direcionar para a captação de doadores voluntários espontâneos e não direcionados, ou seja, motivados pelo altruísmo e sem expectativas de ganhos diretos ou indiretos a partir da doação”, enfatizou.

 

Lima, destacou ainda alguns resultados que mostram o crescimento do Hemoce nessas últimas décadas e o apoio da população cearense. “Nos últimos anos, o Ceará atingiu a marca de mais de 100.000 doações voluntárias, sendo 98% delas doações espontâneas e mais de 50% de repetição. O Hemoce é responsável pelo atendimento transfusional em mais de 480 unidades de saúde em todo o Estado, atendendo 100% dos leitos SUS nos 184 municípios cearenses. Inclusive, na pandemia o povo cearense mostrou mais uma vez o quanto é solidário, mesmo nesse período difícil, o Hemoce manteve o estoque seguro, enviando bolsas para outros estados brasileiros que se encontravam numa situação crítica”, finalizou.

 

Além de colaboradores aposentados, o evento contou com a participação da diretora administrativa, Márcia Bruno, do ex-diretor-geral da instituição e presidente do Instituto Pró-Hemo (IPH), Ormando Rodrigues, que relembrou juntos aos ex-funcionários presentes algumas histórias do dia a dia e da evolução do serviço de hemoterapia e hematologia.

 

Durante o encontro, os colaboradores presentes receberam um bóton exclusivo representado pelo seu personagem da Hemocelândia. Foram entregues também o cartão fidelidade e o selo do valor da solidariedade. A cada novo evento será disponibilizado um novo selo, completando a palavra SER HEMOCE. Os funcionários que participarem de 75% dos encontros (7) ou mais, participarão de sorteios de brindes.