É.ti.ca

Substantivo feminino

 

Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

A ética é um valor importante para os colaboradores do Hemoce e deve estar sempre presente nas relações de trabalho. Quando agimos com ética, agimos com honestidade e transparência.

 

O Encontro com a temática Ética foi o segundo valor trabalhado pelo Hemoce na série Contando Nossa História. O evento aconteceu no dia 26 de abril e foi facilitado pela diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, que destacou princípios éticos importantes na área da saúde que devem ser aplicados com os doadores, pacientes e nas relações de trabalho, como a dignidade do ser humano, autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.

 

A diretora contou como foi importante a regionalização do atendimento para que a universalização do serviço de hemoterapia e hematologia pudesse acontecer. “Quando o Hemoce iniciou os trabalhos, começou a abrir um caminho de responsabilidade no atendimento. Foi na década de 80 que passamos a se estabelecer no interior, reforçando o compromisso ético de universalizar o nosso atendimento. Em 2004, o Hemoce atendia apenas 51% dos leitos SUS no Estado, e oito anos depois conseguimos atingir a totalidade na cobertura dos leitos SUS no Ceará”, reforça.

 

O evento contou ainda com a participação da coordenadora da Gestão de Planejamento, Orçamento e Assessoria, Eliane Ribeiro, e da coordenadora da Assessoria Jurídica, Kátia Valério, que relataram sobre a ampliação dos leitos SUS em Fortaleza, a autossuficiência do Hemocentro e fizeram um resgate da articulação com os órgãos públicos durante o período que o Hemoce lutava pelo ressarcimento dos insumos das transfusões dos leitos não SUS no Estado.

 

“Em 2012, o Conselho Estadual de Saúde (Cesau), entendeu a autossuficiência do Hemoce e elaborou uma resolução deliberando que o Hemoce realizasse o atendimento na integralidade dos leitos SUS em todo o Ceará. Nessa época faltava apenas finalizar a cobertura integral dos leitos SUS em Fortaleza, porque fora da capital o Hemoce já atendia 100% dos leitos SUS e privados no estado”, conta Eliane Ribeiro.

 

Com mais de 20 anos de instituição, Kátia Valério sabe o quanto foi difícil e ao mesmo tempo gratificante fazer parte desses momentos que ficaram marcados na história da unidade e tornaram o Hemoce uma instituição de prestígio, credibilidade, excelência e referência no país. “Desde o meu período de faculdade estou aqui, lembro que quando falava que trabalhava no Hemoce todos ficavam admirados pela grandeza que a instituição tinha na época e permanece hoje. Sinto muito orgulho de ser Hemoce”, finaliza.

 

O Hemoce é responsável pelo atendimento SUS nos 184 municípios e atende mais de 480 unidades de saúde em todo o Estado.