Centro de Diagnóstico Clínico

 

O Hemoce possui uma rede de laboratórios especializados em diagnóstico em hematologia, o Centro de Diagnóstico Clínico – CDC. Atualmente, são realizados exames de hematologia, coagulação, imunologia, bioquímica, hormônios, biologia molecular, citometria de fluxo, citogenética, anatomia patológica de medula óssea e diagnóstico molecular de COVID-19. Além do CDC, o Hemoce possui ainda os laboratórios de Imunohematologia, Hemoglobina, Sorologia do doador e o laboratório de histocompatibilidade – HLA. Os exames ofertados nestes laboratórios destinam-se aos pacientes do SUS atendidos na rede hospitalar e ambulatorial de administração direta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – SESA.

 

Tais unidades, deverão realizar envio de material para análise seguindo as recomendações abaixo especificadas:

– A amostra deve ser cadastrada no sistema Softlab e enviada devidamente identificada (constando, em etiqueta devidamente fixada no tubo, o nome completo sem abreviações do paciente, data de nascimento, data e hora da coleta e responsável pela coleta)

 

– Amostras coaguladas, com volume insuficiente ou degradadas, identificação ilegível ou incompleta serão rejeitadas e será solicitada recoleta.

 

– As amostras deverão ser enviadas acompanhadas de requisição médica e formulário específico completamente preenchido (para exames de citogenética, biologia molecular, citometria de fluxo, tromboelastometria rotacional e HLA).

 

– Requisições e/ou formulários com preenchimento incompleto serão rejeitados ou terão laudos retidos até o fornecimento dos dados faltantes.

 

– As amostras deverão ser transportadas ao Hemoce seguindo as especificidades de cada exame conforme descrito nas abas específicas.

 

– O CDC/HEMOCE funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana para atendimento aos exames de urgência das unidades conveniadas. Exames de rotina serão recebidos em dias úteis de 7-17h, exceto os exames decitometria de fluxo, citogenética e biologia molecular, cujos horários de recebimento encontram-se descritos nas abas específicas.