Aids é tema da série “Educar para Doar”

28 de junho de 2012 - 16:08

 

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 28, a série tem como tema: AIDS.
 
A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças. Os sintomas mais comuns são febre constante, manchas na pele (sarcoma de Kaposi), calafrios, ínguas, dores de cabeça, de garganta e dores musculares, que surgem de 2 a 4 semanas após a pessoa contrair o vírus. Nas fases mais avançadas, é comum o aparecimento de doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, candidíase, dentre outras.
 
HIV é a sigla em inglês que significa “Vírus da Imunodeficiência Humana”, causador da AIDS e que ataca o sistema imunológico. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Ter o HIV, portanto, não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mesmo assim, a transmissão do vírus pode ocorrer através de relações sexuais desprotegidas entre parceiros, em que um deles é portador do HIV. Outras formas de transmissão são: compartilhamento de seringas contaminadas, de mãe infectada para filho durante a gravidez ou através da amamentação.
 
O uso do preservativo é de fundamental importância, pois é eficaz para reduzir a transmissão sexual do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

 

Na próxima quinta-feira, dia 5 de julho, a série “Educar para Doar” terá como tema: Doença de Chagas. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)