Hemoce realiza I Workshop de Implantação do Programa de Gestão do Sangue do Paciente
22 de agosto de 2025 - 17:31 #Axel Hofmann #hemoce #PBM
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Ismael Azevedo
Fotos: Emmanuel Denizard
O Diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde (DAET), Dr. Arthur Mello, participou do momento ao lado da Coordenadora Geral de Sangue e Hemoderivados, Dra. Luciana Carlos (à esquerda), da Diretora Geral do Hemoce, Dra. Luany Mesquita, da Diretora de Hemoterapia do Hemoce, Dra. Denise Brunetta e da Diretora Administrativa-Financeira, Dra. Kátia Valéria Oliveira
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), equipamento vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), realizou nos dias 21 e 22 de agosto, o I Workshop de Implantação do Programa de Gestão do Sangue do Paciente – “PBM Para Todos – A Hora é Agora”, que teve como convidado especial, o presidente do Comitê para implementação global do PBM (Patient Blood Management) da Organização Mundial da Saúde (OMS), doutor Axel Hofmann.
O evento reuniu gestores da hemorrede das regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de sensibilizar os profissionais da saúde pública sobre a importância da implementação do PBM (Patient Blood Management) como uma estratégia de cuidado seguro, eficaz e sustentável. Durante o encontro, também foram apresentadas ferramentas práticas, baseadas em evidências científicas, para apoiar a implantação do programa nos estados participantes.
A programação contou com a presença de autoridades nacionais da saúde, como o diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde (DAET), Dr. Arthur Mello, a assessora do DAET, Débora de Freitas; o secretário de Estado da Saúde do Acre e vice-presidente da Região Norte do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Pedro Pascoal; a Coordenadora geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Dra. Luciana Carlos e o Superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR), Dr. Jader Sabino, representando a SESA. Todos participaram ativamente do workshop e reforçaram o compromisso do Ministério da Saúde e dos gestores estaduais com o fortalecimento da gestão do sangue no país.
Luany Mesquita, diretora-geral do Hemoce, explica como foi a organização e quais avanços a realização do evento “PBM Para Todos – A Hora é Agora” pode trazer para outros hemocentros brasileiros. “Organizamos este evento, que contou com a participação de um convidado muito importante, o presidente do Comitê de PBM da Organização Mundial da Saúde (OMS), doutor Axel Hofmann, que inclusive participou da construção dos guias da OMS sobre a urgência da implementação do PBM em todo o mundo. O Ceará é pioneiro na implementação de estratégias e ações relacionadas ao PBM, tendo publicado um artigo na renomada Revista Vox Sanguinis, onde apresentou os excelentes resultados obtidos pelo estado ao longo do tempo. A ideia da realização deste evento partiu do próprio Dr. Axel como reconhecimento do potencial de disseminação da experiência exitosa do Ceará para outros estados do Brasil. Contamos aqui com gestores da hemorrede dos estados do Norte e Nordeste, e nossa expectativa é que, a partir deste encontro, outros serviços de saúde passem a desenvolver o PBM em seus estados”, diz.
O momento também é importante para os pacientes e toda a população, que terão benefícios e tratamento adequado com os serviços realizados. Dra. Luciana Carlos, Coordenadora Geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, afirma como acontece na prática. “A literatura e a experiência do estado do Ceará demonstram que a implementação do PBM gera benefícios para a população, para o sistema de saúde e para os profissionais e gestores da área. Entre os principais resultados, destaca-se a melhoria do cuidado, a redução de custos, e maior acesso aos recursos da saúde, especialmente pela diminuição da necessidade de transfusões e das complicações associadas, além da redução do tempo de internação, da mortalidade e das taxas de infecção em pacientes hospitalizados”, finaliza.
O Hemoce tem desempenhado um papel importante no cenário nacional, oferecendo experiências e resultados que podem inspirar outros serviços de hemoterapia, reunindo expertise, inovação e compromisso com a saúde pública. Com a implantação de estratégias de PBM, em 2017 no Ceará, a instituição alcança resultados expressivos que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a eficiência do sistema de saúde. O trabalho desenvolvido no Ceará projeta o Hemoce como uma referência nacional, sendo exemplo de gestão, inovação científica e capacidade de transformar práticas que hoje inspiram outros estados brasileiros.
O gerente médico-científico da empresa global de biotecnologia, CSL, Dr. Lucas Nascimento, cita o quanto é notório este avanço no Ceará. “O Hemoce tem conduzido ações exemplares de Patient Blood Management (PBM), com resultados concretos e inspiradores, que demonstram como é possível melhorar desfechos em saúde e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Trata-se de um modelo que deve e pode ser replicado em todo o Brasil.”, conclui.
Economia
A diretora-geral do Hemoce, dra. Luany Mesquita, destaca que a implantação do PBM nos serviços de saúde gera economia para todo o ecossistema. “Ao praticar o PBM, é possível reduzir custos do sistema de saúde, com realocação desses recursos para fortalecer as próprias estratégias do programa. Além do impacto financeiro, há benefícios diretos para a população, já que os dados demonstram que a adoção do PBM aumenta os anos de vida livre de doença e melhora a qualidade de vida da população. O PBM deve ser entendido como um investimento, e não como um gasto”, ressalta.
Dr. Axel Hofmann, Dr. Arthur Mello, Dra. Luciana Carlos e os diretores da Hemorrede do Ceará
Dr. Axel Hofmann, Dra. Luciana Carlos, Dra. Denise Brunetta e Dra. Luany Mesquita
Profissionais, gestores e autoridades de saúde participam do Workshop no Auditório do Hemoce
Dr. Pedro Pascoal, Dra. Luciana Carlos, Dra. Thereza Picado e Dr. Arthur Mello
Preserva Sangue – PBM/CE
O PreservaSangue – Patient Blood Management – PBM/CE tem como objetivo estimular a implementação de ações e estratégias de PBM em serviços de saúde do estado do Ceará, através do reconhecimento institucional e da capacitação dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente na assistência, na promoção da segurança do paciente e na transfusão segura.
Com uma abordagem centrada no paciente, sistemática e baseada em evidências, para melhorar a evolução clínica através do manejo e preservação do sangue do paciente, promovendo sua segurança e empoderamento.
Surgiu para atender as necessidades de pacientes cirúrgicos, mas atualmente o PBM evoluiu para um padrão de cuidado integral e sua implementação está relacionada a melhores desfechos clínicos, redução de transfusões e todos os riscos associados, além da significativa redução de custos no atendimento à saúde. Suas estratégias podem ser aplicadas no cuidado de pacientes clínicos e cirúrgicos, gestantes, recém-nascidos, crianças, adolescentes, idosos e da população como um todo.
O PBM é beneficial não apenas para pessoas com anemia ou com risco de anemia, sangramento ou perda de sangue, mas também para toda a população. Além dos pacientes, o PBM também é benéfico para clínicos, cirurgiões e profissionais de saúde de maneira geral, serviços hospitalares e gestores de saúde da área pública e privada. É uma rara oportunidade de reduzir custos no tratamento e melhorar os resultados para os pacientes e para todas as pessoas. Isso justifica fazer do PBM uma prioridade, segundo a OMS.
O PreservaSangue faz parte das ações do Programa de Manuseio do Sangue do Paciente – PBM-CE, criado pela Portaria Estadual Nº 2576/2017 da Secretaria Estadual da Saúde e coordenado pelo Hemoce.