Hemoce realiza evento para trabalhadoras da saúde nesta segunda-feira (10)

8 de março de 2025 - 20:58 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Ismael Azevedo
Arte: Roberto Melo

Com o objetivo de promover a integração e valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS, o evento é idealizado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Equidade)

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará, realiza na próxima segunda-feira (10), o 1º encontro do Conexão Feminina. O evento acontece no auditório da instituição, na Rua Pastor Samuel Munguba, nº 1130, no bairro Rodolfo Teófilo.

Com o objetivo de promover a integração e valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS, o evento é idealizado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET- Equidade. Durante o momento, serão abordados diversas atividades, entre eles a musicoterapia, contos e ações que envolvem a vivência e o autocuidado das trabalhadoras da saúde.

A preceptora do PET-EQUIDADE no Hemoce, Francisca Rodrigues, ressalta a importância da realização do encontro que valoriza o trabalho feminino na área da Saúde. “Criar um evento de conexão feminina é uma excelente oportunidade para promover a troca de experiências, o empoderamento, o autocuidado e o bem-estar, a liderança feminina e o fortalecimento da rede de apoio entre mulheres. Atualmente, o Hemoce conta com mais de 800 trabalhadoras que desempenham papéis essenciais, tanto no desenvolvimento das atividades e processos de trabalho voltados para salvar vidas, quanto como protagonistas em suas famílias e comunidades”, diz.

O evento Conexão Feminina, será realizado a cada 2 meses com temáticas diferentes, onde mostrará as histórias, experiências e a movimentação feminina dentro do serviço de saúde brasileiro. A celebração atende os requisitos do Programa do Ministério da Saúde.

PET – Equidade

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), é um programa do Ministério da Saúde em parceria com instituições de ensino superior, que contempla projetos que se proponham a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, visando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de contribuir para a formação de futuros trabalhadores, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, conforme o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

O programa integra estudantes, professores e profissionais do SUS em atividades de ensino, pesquisa e extensão, incentivando práticas que reduzam desigualdades e promovam um atendimento mais humanizado e inclusivo.