Semana santa: Hemoce sensibiliza população para doação de sangue

21 de março de 2024 - 12:37 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e Fotos: Emmanuel Denizard
Arte:Roberto Melo

Hemoce estimula doação de sangue visando estoque para semana santa

Com o objetivo de preparar o estoque de hemocomponentes para o feriado de semana santa, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), convida a população para doar sangue. Até o dia 31 de março (domingo de Páscoa), o equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza campanha nas redes sociais de incentivo ao gesto de solidariedade. Com o slogan “Sua doação renova vidas”, a iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a importância da doação voluntária e altruísta nesse período de reflexão, proposto pela data comemorativa.

A campanha digital conta com depoimentos de doadores e também de pacientes que tiveram a vida transformada por meio da doação de sangue. Maria Auxiliadora, 77, é atendida no Hemoce desde 2013, quando começou a realizar infusão de ferro. Em 2022, a paciente passou a transfundir regularmente no ambulatório especializado da instituição por conta de uma doença hematológica. “Há quase 11 anos venho para o Hemoce, antes vinha de três em três meses, mas atualmente venho de duas a três vezes por semana. Quando a minha hemoglobina está baixa fico cansada, com dores, desânimo e esmorecimento. Quando recebo o sangue melhoro bastante, me sinto com mais coragem e renovada para continuar o tratamento”, conta.

Auxiliadora é atendida no Hemoce desde 2013 e realiza transfusão

Auxiliadora ressalta ainda, a importância das doações de sangue. “Sou muito agradecida a todos os doadores, por que a doação deles salva vidas, como a minha. Aqui no Hemoce me sinto muito bem, aqui formei uma família”, revela.

Além dos atendidos no Ambulatório de Transfusão do Hemoce, pacientes de outras 500 unidades de saúde no Estado recebem as bolsas de sangue coletadas nas unidades do hemocentro cearense. José Osete, 20, é doador voluntário e regular do Hemoce. O jovem já doou seis vezes e compreende a importância que o seu gesto de solidariedade tem na vida das pessoas. “É muito gratificante saber que uma vida foi renovada por um ato tão simples e rápido como a doação de sangue. Esse gesto tem uma influência muito grande na vida de alguém”, destaca.

A coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, reforça o convite à população para antecipar suas doações. “O feriado da semana santa é um período que exige uma atenção maior, em virtude das pessoas que doaram no período de Carnaval estarem temporariamente inaptas, devido ao intervalo necessário entre as doações. Por isso, reforçamos o convite para que a sociedade aproveite o tempo reflexivo e antecipe o seu gesto de solidariedade. Em especial, convidamos os doadores ‘O Negativo’, que é o doador universal e tem uma porcentagem menor na população. Visitem uma de nossas unidades e ajudem a renovar várias vidas com as doações”, explica.

Horário de Funcionamento

Durante a semana santa, o Hemoce vai receber os voluntários em horários diferenciados. Na quinta-feira (28) e no sábado (30), todas as unidades do Hemoce, em Fortaleza, irão funcionar normalmente. Na sexta-feira (29), apenas a sede abrirá, das 7h às 13h. No domingo (31), todas as unidades estarão fechadas.

No interior, as unidades regionais de Crato, Sobral e Juazeiro do Norte irão funcionar normalmente na quinta-feira (28). Os Hemocentros de Quixadá e Iguatu estarão fechados. Na sexta-feira (29) e no domingo (31), todos os locais estarão fechados. No sábado (30), apenas o Hemoce Sobral recebe os doadores, das 8h às 12h.