Hemoce recebe mais de 106 mil doações de sangue em 2023, maior número dos últimos sete anos

8 de janeiro de 2024 - 16:00 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Fotos: Emmanuel Denizard/Arquivo Pessoal

O ano de 2023 foi marcado pela solidariedade e compromisso da população cearense com a doação voluntária de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), coletou somente nesse período, 106.560 bolsas de sangue. Esse foi o maior número dos últimos sete anos. O registro apresenta um aumento de 6% em comparação ao ano anterior, quando a instituição coletou 100.380 doações.

Fábio Felipe, 23, já realizou 20 doações no Hemoce

Doador regular do Hemoce, Fábio Felipe, 23, atingiu a marca de 20 doações na instituição, quatro somente no ano passado, respeitando o intervalo de doar a cada dois meses. A regularidade nas doações reforça o compromisso do voluntário com a solidariedade. “Alcançar as 20 doações no Hemoce é uma conquista muito importante, porque reforça o meu compromisso firmado em novembro de 2018, quando doei pela primeira vez, motivado pelo sentimento que surgiu dentro de mim de me tornar um doador voluntário. Doar sangue é ter empatia com o próximo. Pretendo um dia chegar a cem doações e continuar ajudando a salvar vidas junto com o Hemoce. Convido a quem ainda não é doador que se voluntarie e entre para o time dos doadores de sangue”, finaliza.

O hemocentro de Fortaleza foi responsável por receber mais de 50% das doações da hemorrede estadual. A unidade contabilizou 54.451 bolsas de sangue. No interior do Estado, o Cariri foi o território com maior registro de doações (18.876), seguida das regiões Norte (18.046), Sertão Central (8.487) e Centro-Sul (6.700).

A coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, agradece aos doadores pela parceria. “Em nome de toda equipe que faz o Hemoce, queremos agradecer em especial, ao nosso maior parceiro que é o doador de sangue. Gratidão também à toda a sociedade e às instituições que contribuíram com a causa e ajudaram a salvar tantas vidas”, destaca.

Transfusão

As bolsas coletadas são essenciais para pacientes que necessitam de transfusão em cerca de 500 unidades de saúde nos 184 municípios cearenses. Pessoas que estão em tratamento de câncer, doenças hematológicas e que precisam realizar cirurgias eletivas e de emergências são as principais beneficiadas com o gesto de solidariedade.

Sammia Menezes, 40, realiza transfusão no Hemoce desde 2009

Sammia Menezes, 40, portadora da síndrome mielodisplásica (doença hematológica rara que acontece quando as células da medula óssea começam a apresentar disfunções na sua produção e amadurecimento), realiza transfusão de sangue duas vezes por mês no Ambulatório do Hemoce. “Desde 2009, realizo transfusão agendada no Hemoce. Durante esse período, já tomei mais de 250 bolsas de sangue. Atualmente, venho duas vezes por mês, mas já precisei vir toda semana também”, disse.

A paciente agradece aos voluntários e revela como conscientiza mais pessoas para o gesto solidário. “Sempre que peço um carro por aplicativo para vir até o Hemoce ou outra unidade de saúde, sempre falo sobre a importância da doação de sangue. O sangue salva vidas, não é só mais uma frase clichê. A sua doação salvou a minha vida e continua salvando, assim como a de vários outros pacientes que precisam realizar transfusão, seja de hemácias, plasma ou plaquetas. Mesmo que eles digam que têm medo, falo que o processo é tranquilo e uma bolsinha daquela faz com que muita gente volte pra casa, porque se a gente não tomar, a gente não vive. Você doar sangue é dar oportunidade para que mais pessoas possam viver e dar continuidade aos seus tratamentos, porque ninguém vive sem sangue”, finaliza.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

Na Capital, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; ou na unidade do Shopping RioMar Fortaleza, na R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.