Hemoce abre novo posto de coleta no Shopping RioMar Fortaleza

28 de novembro de 2023 - 14:32 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e Foto: Emmanuel Denizard

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) inaugura, nesta quarta-feira (29), novo posto de coleta temporário no Shopping RioMar Fortaleza. No espaço, localizado no Piso E2 do centro comercial, os voluntários poderão se candidatar à doação de sangue e se cadastrar como doador de medula óssea. A nova unidade do equipamento, que é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), funcionará até o dia 14 de janeiro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h.

A ação é uma iniciativa da campanha “Hemoce 40 anos – Uma história de muitas vidas”, que acontece em comemoração às quatro décadas da instituição. A campanha faz parte do projeto “Hemoce Perto de Você”, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos locais de doação de sangue. A abertura da nova unidade é realizada em parceria com o Instituto Pró-Hemoce, responsável pela estrutura dos postos de coleta do hemocentro cearense.

A unidade adaptada para a coleta de sangue possui capacidade para atender 50 voluntários por dia, contando com uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

“A chegada do Hemoce no Shopping RioMar Fortaleza vai possibilitar que mais pessoas da região conheçam sobre a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea, em virtude da visibilidade que o empreendimento proporciona. O shopping, por ser um espaço de diversão e entretenimento mostra o quanto é simples e rápido ajudar a salvar vidas, aproximando, atraindo e sensibilizando novos doadores. Nesse período em que buscamos preparar o estoque de hemocomponentes para os feriados de fim de ano, principalmente”, afirma Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Parceria

A parceria entre o Hemoce e o grupo JCPM, responsável por administrar os shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, ocorre desde 2015. Os centros comerciais disponibilizam voluntariamente espaços físicos e lojas para as atividades do hemocentro. Com o trabalho conjunto, foi possível alcançar, até o momento, a marca de 8.063 doações de sangue.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

Na capital cearense, além do posto de coleta no Shopping RioMar Fortaleza, a população também pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo e no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota.

Serviço

Abertura do posto de coleta do Hemoce no Shopping RioMar Fortaleza

Local: Piso E2 do Shopping RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Data: quarta-feira (29), às 10h.

Atendimento: segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h.