Hemoce realiza primeira edição do Iron Day – Atualização em Ferro

21 de setembro de 2023 - 09:43 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e Fotos: Ismael Azevedo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou nesta quarta-feira (20), no auditório do hemocentro, em Fortaleza, a primeira edição do Iron Day – Atualização em ferro.

O evento trouxe atualizações para os profissionais da saúde em temas voltados para a hemoterapia e hematologia. Com palestrantes de renome nacional, como o hematologista Flávio Naoum e a farmacêutica Melina Campagnaro de São Paulo, o encontro abordou estratégias para o cuidado centrado no paciente, o impacto econômico da utilização da carboximaltose férrica na saúde pública, a anemia no paciente com insuficiência cardíaca, entre outras. “O Hemoce acerta mais uma vez na sua programação científica trazendo uma discussão rica sobre o impacto da anemia e da deficiência de ferro na população”, conclui o palestrante Flávio.

Foram debatidas diferentes temáticas para o cuidado com o paciente. As diretoras do Hemoce, Luciana Carlos e Luany Mesquita palestraram sobre PBM no Pré Operatório e Estratégia para o Cuidado Centrado do Paciente. A coordenadora do Laboratório de Imunohematologia Denise Bruneta e o cardiologista Jefferson Vieira, do Hospital de Messejana, também ministraram sobre temas relevantes.

“Este evento já era algo que gostaríamos de realizar há bastante tempo e chegou o momento certo. O nosso objetivo é de fato levar mais à frente a questão da utilização de alternativas à transfusão. Agradeço a presença de todos que estão aqui prestigiando este momento e vamos sempre amadurecer esta ideia e começar a criar núcleos de preocupações com o PBM (Patient Blood Management) nos hospitais, principalmente nos maiores que temos em nosso estado”, destaca a Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce e idealizadora do evento.

A enfermeira que participou do momento relata sua experiência. “O evento possui grande significância no que se refere a atualizações sobre o PBM: inovações e estudos que são cruciais para os profissionais que estão na rotina de atendimento dos pacientes desse programa. Além disso é um momento de troca multiprofissional de conhecimento e experiências clínica”, afirma a coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), Nádila Russo.