Rock Solidário: Hemoce promove dia de incentivo à doação voluntária de sangue e cadastro para doação de medula óssea

12 de setembro de 2023 - 11:11 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Fotos: Emmanuel Denizard e Arquivo Pessoal

Evento Rock Solidário é iniciativa da banda Yrden para estimular doação de sangue e cadastro de medula óssea

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, nesta quinta-feira (14), às 9h, em sua sede, em Fortaleza, uma prévia para o evento Rock Solidário. O “Esquenta Rock Solidário” é uma realização do Hemoce para estimular o público roqueiro à doação de sangue e de medula óssea. Durante o momento, haverá apresentação da banda de rock Yrden e uma programação especial para receber os voluntários.

A iniciativa surgiu a partir do músico Victor Siqueira, 32, guitarrista da banda. O jovem decidiu celebrar o seu aniversário, comemorado no dia 14, promovendo um evento beneficente com apresentação da sua banda de rock. “Celebrar meu aniversário no Hemoce será uma experiência muito significativa. Estou muito ansioso para levar amigos, fãs das bandas, colegas de trabalho e outras pessoas para se candidatarem à doação de sangue e se cadastrarem como doadoras de medula óssea no dia. Como músico e artista, sempre senti a responsabilidade social inerente ao meu trabalho. Estou emocionado por ter a oportunidade de ajudar a salvar vidas por meio do meu evento de aniversário. É uma maneira poderosa de celebrar a vida e contribuir para a comunidade”, completa o músico.

Doação de Victor mobilizou também os colegas de trabalho para a ação de solidariedade. Cerca de 15 colaboradores do Tribunal de Justiça do Ceará vão estar no Hemoce para uma doação de sangue coletiva entre colegas de trabalho. A ação foi planejada junto ao projeto “Caravana da Solidariedade”, do Hemoce, que oferece transporte para buscar e deixar os doadores.

Esquenta Rock Solidário

O evento é uma prévia do que irá acontecer no dia 16 de setembro no Hard Rock Café. “O esquenta do Rock Solidário é um convite para que a população possa ajudar a salvar vidas curtindo uma boa apresentação musical, além de ser um momento de agradecer aos doadores pela parceria de sempre estarem conosco. Contamos com a presença dos apaixonados pelo rock e pela solidariedade”, disse Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Rock Solidário

Nos dias 15 e 16 de setembro, as pessoas que estiverem no Shopping RioMar Fortaleza poderão se cadastrar como doadoras de medula óssea. A unidade móvel do Hemoce ficará disponível das 10h às 20h, no estacionamento do RioMar Fortaleza. A ação faz parte do evento beneficente Rock Solidário, que acontecerá no Hard Rock Café Fortaleza.

A ideia surgiu de um momento pessoal desafiador do músico, enfrentado no início do ano. “Nesse período, recebi um apoio surpreendente de amigos, familiares e de pessoas que não via há anos. Eles me ajudaram de todas as formas possíveis, o que me encheu de gratidão e o desejo de retribuir. Decidi expressar minha gratidão por meio de um evento solidário em prol da vida”.

Também haverá apoio a três instituições de caridade: Lar Amigos de Jesus, Casa de Nazaré e Lar TinTin. “Inicialmente, a ideia original era comemorar meu aniversário no Hard Rock Café com um grupo de amigos. No entanto, com apoio de grandes amigos e parceiros, o evento se tornou maior do que jamais poderia ter esperado. Minha expectativa é que no sábado (16), o evento esteja lotado e que possamos gerar recursos importantes para causas tão importantes. Estou muito feliz em fazer parte dessa iniciativa e estamos no caminho certo para alcançar nossos objetivos de ajudar essas instituições de caridade e fazer a diferença”, revela o aniversariante.

Seja um doador de medula óssea

Para ser um doador de medula óssea é necessário se cadastrar. Basta ter entre 18 e 35 anos e não apresentar histórico pessoal de doenças oncológicas, apresentar um documento de identidade e telefones para contato. O voluntário preencherá uma ficha com dados pessoais e terá coletada uma amostra de 5 ml de sangue. Pessoas já cadastradas devem ficar atentas para o caso de serem convocadas. Se houver mudança de endereço e/ou de contato, é importante atualizar os dados.

Seja um doador de sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal.