Hemoce reduz prazo para doação de sangue de pessoas com tatuagens

21 de agosto de 2023 - 11:14 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte:Roberto Melo

A partir desta segunda-feira (21), os voluntários com tatuagem podem se candidatar à doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) após seis meses da realização do procedimento. Antes, as pessoas tatuadas tinham que aguardar 12 meses para realizar o gesto de solidariedade nas unidades do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará. Os novos critérios se aplicam também às técnicas de micropigmentação e maquiagem definitiva.

Outra mudança que entra em vigor está relacionada a procedimentos estéticos. Quem realizou botox, preenchimento ou fez uso de enzimas pode doar após 15 dias.

“A adoção dos novos critérios segue a portaria de consolidação do Ministério da Saúde que orienta todo o processo da doação e transfusão de sangue no Brasil. Após discussões e estudos, realizamos uma consulta junto ao MS sobre as possibilidades de alguns procedimentos que acontecem na nossa população, e de acordo com a orientação decidimos adotar os seis meses para tatuagem e 15 dias para botox. O nosso entendimento é que atualmente esses procedimentos são feitos de uma maneira mais segura. A alteração não modifica a segurança dos candidatos à doação e receptores de transfusão”, explica Franklin Cândido, diretor de hemoterapia do Hemoce.

Etapas da doação de sangue

O procedimento de doação cumpre várias etapas. O candidato é avaliado para verificar se está em condição de saúde que o permita doar. Os voluntários realizam o cadastro, passam por avaliação de pré-triagem (na qual são verificados pressão arterial, pulso, temperatura, dosagem de hemoglobina e peso) e triagem clínica, momento em que o candidato passa por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento.

Em todas as etapas, é fundamental a sinceridade do voluntário para garantir que o processo seja seguro, principalmente para quem vai receber o sangue. O Hemoce adota critérios regulamentados pelo Ministério da Saúde e também segue as orientações da American Association of Blood Banks (AABB) para cumprir o protocolo de doação.

Confira as dúvidas mais comuns sobre doação de sangue.

Seja um doador de sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal.

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota e na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro.

Já no Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.