PRESERVASANGUE: Hospitais do Ceará aderem programa de gerenciamento do sangue de pacientes

17 de agosto de 2023 - 14:51 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Foto:Roberto Melo

Lançamento do programa Preserva Sangue

Com o objetivo de estimular ações e estratégias para melhorar o gerenciamento do sangue dos pacientes em atendimento nas unidades de saúde do Estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) implantou o programa PreservaSangue – PBM/CE. Realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE, os cursos são voltados para residência médica e multiprofissional. Desde que foi lançado, em junho deste ano, seis unidades de saúde já aderiram ao programa.

Entre as instituições que já adotaram o protocolo, estão: Hospital Estadual Leonardo da Vinci – HELV, Hospital Geral Dr. César Cals – HGCC, Hospital Regional do Cariri – HRC, Hospital Regional do Sertão Central – HRSC, Hospital Regional Norte – HRN e Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

A ideia do programa é expandir as ações de PBM para as demais unidades de saúde do Ceará, capacitando os profissionais de saúde sobre técnicas de gerenciamento do uso racional do sangue e a realização de transfusão com mais segurança. “São dois módulos complementares: o curso introdutório que é direcionado para todos os profissionais e com carga horária de 40 horas e os módulos específicos, de acordo com a formação do aluno, também com carga horária de 40 horas. Os módulos específicos serão realizados após a finalização do curso introdutório”, detalha, Luciana Carlos, Diretora Geral do Hemoce.

As inscrições para o hospital aderir ao programa podem ser feitas pelo link: PreservaSangue para Residentes – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara

PreservaSangue

O PreservaSangue é um programa cearense que segue as orientações do Gerenciamento de Sangue do Paciente (Patient Blood Management – PBM, em inglês), uma abordagem internacional apoiada pela Organização Mundial da Saúde, que adota ações preventivas e de segurança para uma transfusão “O Hemoce foi um dos primeiros hemocentros do país a utilizar critérios e ações de acordo com o PBM. Foi a partir de então que, a pedido da Câmara Técnica de Hematologia Estadual, foi criado o programa estadual Preserva Sangue para que fossem desenvolvidas ações baseadas em conceitos internacionais para a realidade dos pacientes no nosso estado”, destaca Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.