Hemoce recebe visita de representantes do Hemocentro Público de Mato Grosso e da Fundação Hospitalar de Minas Gerais

6 de julho de 2023 - 07:31 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e Foto: Emmanuel Denizard

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebeu entre os dias 4 e 6 de julho representantes de duas instituições de serviços de hemoterapia e hematologia. O Hemocentro de Mato Grosso e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMG) visitaram o hemocentro cearense para conhecer as instalações e a rotina dos serviços oferecidos à população.

Comitiva do MT-Hemocentro conhecendo a rotina do atendimento do Ambulatório de Transfusão do Hemoce

“O objetivo da visita é conhecer a dinâmica do serviço desenvolvido aqui no Ceará. O Hemoce é uma instituição de referência e possui acreditação, estamos buscando isso para levar para o Hemocentro de Mato Grosso. Estamos tentando uma ISO e em breve vamos passar também pela qualificação da Hemobrás para o envio de plasma. Realizamos essa troca de experiência para enriquecer o nosso serviço. Já esperava que a visita seria tudo isso que já vimos, pelo Hemoce ser um hemocentro muito bem-conceituado. No Brasil, um dos melhores. Essa é uma grande oportunidade para levarmos muita coisa para melhorar o nosso serviço”, destaca Rita de Cássia, colaboradora do núcleo da Gestão da Qualidade do MT-Hemocentro.

Durante a visita, os profissionais das duas instituições visitaram os setores do ciclo do sangue, ambulatórios de transfusão, coagulopatias e hemoglobinopatias, farmácia e aférese terapêutica, além do Centro de Diagnóstico Clínico (CDC), captação de doadores e laboratórios de imuno-hematologia de doador e paciente.

Visando a implementação do Patient Blood Management (PBM) na FHEMIG, a comitiva mineira verificou a atuação do Hemoce nos processos de racionalização do sangue, desde as técnicas para a conservação do sangue nos hospitais do SUS e conveniados, passando pela recuperação intra-operatória de sangue e outros pilares fundamentais do PBM, como o ambulatório de PBM para pacientes pré-operatórios e peri-operatórios.

Profissionais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais visitaram o Centro de Diagnóstico Clínico (CDC) do Hemoce 

Em nota enviada ao Hemoce, a fundação destacou o objetivo da visita e agradeceu o hemocentro pela acolhida. “O objetivo central dessa visita técnica foi verificar as estratégias utilizadas pelo HEMOCE para atender às necessidades de cada paciente, melhorando sua evolução clínica e diminuindo o custo hospitalar com redução do tempo de internação, além de evitar o uso indiscriminado de transfusões e diminuir o risco assistencial. Não temos palavras para agradecermos ao HEMOCE, pois, com esta visita, foi possível sentirmos orgulho de fazermos parte do SUS. O Hemoce, por meio de seus servidores e resultados, motivou-nos a sempre melhorarmos nos nossos processos, desenvolvermos uma política da qualidade voltada ao planejamento e organização e a definirmos estratégicas centrais. Acreditamos que iremos conseguir implantar o PBM, com parceria do HEMOMINAS, e temos certeza que o Hemoce continuará nos apoiando e nos direcionando a trilhar nossos caminhos nesta longa estrada que é o PBM”, destacou.

Os representantes da Fundação Hospitalar de Minas Gerais conheceram também o setor de Assessoria de Comunicação do Hemoce. “A gente acompanha vários serviços do Hemoce e entre eles as postagens de rede sociais e as campanhas de incentivo à doação e percebemos muita criatividade e qualidades das peças”, finalizou.