Doação de Sangue: Hemoce recebe mais de 9.600 doadores durante Junho Vermelho

Texto: Emmanuel Denizard
Fotos: Divulgação/Hemoce

Hemoce recebeu mais de 9.600 doadores no mês de junho

Durante o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) coletou, em todo o Estado, 9.611 bolsas de sangue. O número representa um aumento de 23% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando o equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu 7.799 doações de sangue.

Nesse período de 30 dias, o Hemoce realizou lives, palestras educativas, caravanas, coletas externas, entrevistas e postagens nas redes sociais para sensibilizar e conscientizar ainda mais a população cearense sobre a importância da doação voluntária, altruísta e regular de sangue.

Franklin Cândido, diretor de Hemoterapia do Hemoce e Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores (à direita), ao lado de representantes do Banco do Nordeste (à esquerda) durante live para colaboradores da instituição federal

“Nós queremos agradecer a todos os cearenses que compreenderam a importância de realizar voluntariamente o gesto de solidariedade, ressaltamos também o apoio das parcerias que nos procuraram e trabalharam a temática da doação de sangue nas empresas, escolas, universidades e outras instituições nesse período. Esse número representa o quanto a sociedade acolheu o mês de junho como o mês da doação de sangue”, destaca Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Conectados pela Solidariedade

Entre os dias 5 e 30 de junho, o Hemoce trabalhou a campanha de incentivo à doação de sangue, que teve com slogan “Conectados pela Solidariedade”. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), a campanha teve como objetivo homenagear os doadores de sangue e chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto, além de conectar histórias pela solidariedade. O projeto reuniu estratégias de marketing nas redes sociais, peças ilustrativas em cartazes, ações educativas e blitze de conscientização.

Durante todo o mês comemorativo, diversos equipamentos públicos e privados no Estado receberam iluminação de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo, em Sobral. As unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, também ganham a cor vermelha.

Dia Mundial do Doador

No dia 14 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Hemoce celebrou a data com uma programação especial para receber os voluntários, em Fortaleza e no Interior, com ações e serviços de beleza, além de apresentações artísticas e musicais.

Mascotes do Fortaleza Esporte Clube, “Juba” e “Stella” , além das líderes de torcida “Leoninas” tornando o dia dos doadores tricolores ainda mais especial

Em Fortaleza, o cantor Luciano Moreno se apresentou para os voluntários, que puderam também desfrutar de serviços como limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelhas. A ação contou com os mascotes do Fortaleza Esporte Clube, “Juba” e “Stella”, e do Ceará Sporting Club, “Vozão”, além das líderes de torcida dos clubes cearenses, “Leoninas” e “Vovozetes”.

Mascote do Ceará Sporting Club, “Vozão”, realizando sua doação de sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue

Na região do Cariri, as unidades do Hemoce promoveram uma programação diferenciada com corte de cabelo, penteados, escova, design de sobrancelhas, higienização e depilação facial. O Balcão da Cidadania com serviço de informações e orientações jurídicas foi oferecido pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Foi realizado ainda um trabalho de conscientização em principais pontos da cidade de Crato sobre a importância de doar de sangue regularmente.

Nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá e Iguatu, houve apresentações musicais, massagem de mãos, maquiagem, design de sobrancelhas, caravanas e roda de conversa sobre a importância do gesto voluntário.