Com recorde de inscrições, Hemoce realiza premiação do 15º Concurso de Frases e Desenhos

20 de junho de 2023 - 14:22 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte e Foto: Divulgação/Hemoce

Alunos de Fortaleza e Região Metropolitana premiados em 2021

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Ceará (Hemoce), realiza, nesta quarta-feira (21), às 14h, a entrega da premiação dos alunos vencedores do 15º Concurso de Frases e Desenhos. O evento acontece no auditório do hemocentro, em Fortaleza, e visa reconhecer os materiais selecionados produzidos pelos estudantes de Fortaleza e região metropolitana. As unidades regionais também promovem a homenagem. As criações selecionadas nas categorias “desenhos”, “frases” e “vídeos” irão compor o calendário institucional de 2024 do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Na capital cearense, a solenidade vai premiar nove estudantes, responsáveis pela produção de quatro desenhos, três vídeos e duas frases. Durante o evento, o cantor mirim Juan Peter se apresentará para o público presente. A criança participou da edição deste ano do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Na solenidade, também haverá homenagens a estudantes que foram premiados no Concurso de Frases e Desenhos em edições anteriores e se tornaram doadores voluntários e regulares de sangue, conscientes de seu papel social e da importância do gesto solidário.

No interior do Estado, os alunos vencedores das regiões Sertão Central (6) e Norte (7) também serão reconhecidos no dia 21. Já os estudantes do Cariri (11) e Centro-sul (3) serão homenageados na quinta-feira (22).

“A solenidade de premiação é um momento onde reunimos as crianças e adolescentes vencedores, além de gestores de escolas e professores que abraçaram o concurso. A ação também é uma forma de motivar ainda mais esses representantes para que na edição seguinte mais alunos possam participar e serem conscientizados sobre a importância da doação voluntária de sangue de uma forma lúdica e educativa”, destaca Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce.

Aluna Pávila Mirela Paula Rodrigues, da Escola de Tempo Integral Maria de Fátima de Sousa Silva, em Sobral, foi uma das vencedoras do concurso deste ano na categoria ‘desenhos’

Recorde de participação

Neste ano, o número de trabalhos enviados pelas instituições de ensino bateu recorde e ultrapassou a marca de dez mil. No total, o Hemoce recebeu 8.065 desenhos, 2.030 frases e 69 vídeos.

“O concurso superou todas as expectativas e apresentou grandes trabalhos. Queremos parabenizar a todas escolas e alunos pela participação. Essa quantidade de trabalhos enviados vem comprovar o envolvimento das escolas participantes, de seus gestores e professores empenhados em conscientizar ainda mais alunos sobre a importância da doação de sangue voluntária e altruísta”, diz a coordenadora.

Em 2023, foram cerca de 500 inscrições em todo o Estado, batendo recorde de inscrições pelo terceiro ano consecutivo, representando um aumento de 24% no número de escolas em relação ao ano passado. Neste ano, o Hemoce Fortaleza recebeu 161 inscrições. Nos hemocentros regionais, Crato recebeu 118, Sobral 73, Juazeiro do Norte 67, Quixadá contou com 52 e Iguatu 23.

Concurso de Frases e Desenhos

Com o objetivo de conscientizar os estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, o concurso é dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade do estudante. Os alunos do Ensino Fundamental I e II participaram do concurso com desenhos que ilustraram a doação de sangue. Já os discentes do Ensino Médio com frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria vídeo foi aberta a todos. As produções tiveram que incentivar a doação de sangue e abordar os temas cidadania, responsabilidade social e voluntariado.

Criado em 2007 pelo Hemoce, o concurso faz parte do projeto Doador do Futuro e tem o intuito de desenvolver ações de conscientização com foco em cidadania e solidariedade para jovens estudantes que podem se tornar, também, futuros doadores.