Dia Mundial do Doador é celebrado no Hemoce

15 de junho de 2023 - 16:15 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e fotos: Emmanuel Denizard

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado com muita solidariedade. Na quarta-feira (14), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à secretaria da saúde do Ceará (Sesa), coletou mais de 450 doações de sangue nas unidades da capital cearense e no interior do Estado. A programação na sede do Hemoce contou com forró e serviços de beleza e bem-estar. Com apoio de parceiros, os doadores tiveram um dia repleto de mimos que ajudaram a tornar a data um momento ainda mais especial.

Em Fortaleza, os voluntários foram recebidos pelo cantor Luciano Moreno e puderam desfrutar de serviços como: limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelhas. Durante o evento, o tradicional parabéns dos doadores foi cantado com a presença do mascote “Hemocinho”, personagem em formato de gota de sangue, símbolo do Hemoce. O mascote do Ceará Sporting Club, “Vozão”, e as líderes de torcida, “Vovozetes” também participaram da programação.

Na região do Cariri, as unidades do Hemoce promoveram uma programação diferenciada com corte de cabelo, penteados, escova, design de sobrancelhas, higienização e depilação facial. O Balcão da Cidadania com serviço de informações e orientações jurídicas foi oferecido pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Foi realizado ainda um trabalho de conscientização em principais pontos da cidade de Crato sobre a importância de doar de sangue regularmente.

Nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá e Iguatu, houve apresentações musicais, massagem de mãos, maquiagem, design de sobrancelhas, caravanas e roda de conversa sobre a importância do gesto voluntário.

“Agradecemos cada voluntário que reservou um pouco do seu tempo e veio até uma de nossas unidades para celebrar esse dia especial com a gente. Foi muito importante e bonito ver toda a sociedade envolvida e mobilizada em divulgar a importância desse gesto voluntário. As redes sociais, a população e os meios de comunicação foram conectados por essa onda de solidariedade em favor da vida. Muito Obrigado!”, agradece Nágela lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce.

Semana de comemorações

A programação do Dia Mundial do Doador teve início na última terça-feira (13), com a visita dos mascotes do Fortaleza Esporte Clube, “Juba” e “Stella”, além das líderes de torcida “Leoninas”. As atividades contaram ainda com ação promocional da Brisanet. Os patrocinadores proporcionaram momentos com lanches especiais, brincadeiras e sorteios de brindes para os voluntários presentes no Hemoce.

Junho Vermelho

Durante todo o mês de junho, o Hemoce está com a campanha Conectados pela Solidariedade. A ação busca homenagear os doadores de sangue e chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto, além de conectar histórias pela solidariedade.

Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), a campanha ocorre em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado. O projeto reúne estratégias de marketing nas redes sociais, peças ilustrativas em cartazes, ações educativas e blitze de conscientização.

Ao longo do mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estão iluminados de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo, em Sobral, as unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital.

Seja um doador

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de cada unidade.

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro; e no posto de coleta temporário no Shopping Parangaba, na Rua Germano Franck, 300 – Parangaba.