Hemoce reduz tempo para doação de sangue de pessoas que estiveram em áreas com incidência para malária

3 de maio de 2023 - 11:47 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e fotos: Emmanuel Denizard

O Hemoce finalizou a implantação do teste de biologia molecular para identificação da malária

Os voluntários residentes ou que visitaram áreas consideradas endêmicas para malária agora podem doar sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), após 30 dias da passagem por essas regiões. A alteração entrou em vigor na segunda-feira (1º), depois que o hemocentro cearense finalizou a implantação do teste de biologia molecular para identificação da doença. Antes, os doadores precisavam aguardar 12 meses para realizar o gesto de solidariedade no equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A redução é uma diretriz do Ministério da Saúde que estabelece entre 30 dias e 12 meses o tempo para doação nos hemocentros com testagem de detecção do plasmódio (causador da malária). Naqueles onde não é possível realizar o teste, o prazo estabelecido continua sendo de 12 meses.

O teste NAT Plus (sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico) foi produzido para detectar o material genético do vírus HIV, das hepatites B e C, e do plasmódio (malária). A triagem molecular já era realizada pelo Hemoce nos três primeiros tipos. Com a modernização da plataforma, a unidade passou a realizar também o teste para malária, cuja tecnologia foi desenvolvida pela Bio-Manguinhos em convênio com o Ministério da Saúde e conta com um equipamento de última geração. Entre os 14 hemocentros testadores no Brasil, o Hemoce e outros três já dispõem da técnica.

O teste NAT Plus foi desenvolvido pela Bio-Manguinhos em convênio com o Ministério da Saúde e conta com um equipamento de última geração

Franklin Cândido, diretor de Hemoterapia do Hemoce, destaca a importância do novo serviço. “A plataforma, além de aumentar a segurança transfusional de doadores e receptores, diminui a janela imunológica das doenças testadas e, consequentemente, o tempo de inaptidão dos voluntários”.

O gestor explica, ainda, o que é a malária. “Causada por um parasita do gênero Plasmodium, é uma doença infecciosa febril aguda, sendo transmitida para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos Anopheles (mosquito-prego)”, afirma.

São consideradas áreas endêmicas todos os municípios da Região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Doe sangue no Hemoce

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado por pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de cada unidade.

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro; e no posto de coleta temporário no Shopping Parangaba, na Rua Germano Franck, 300 – Parangaba.

Já no interior do Ceará, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.