Hemoce Sobral realiza encontro científico de medicina transfusional

18 de janeiro de 2023 - 07:58

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Natássya Cybelly
Fotos:Divulgação

O Hemocentro Regional de Sobral realizou na última quinta-feira (12) a XIII Jornada Intra-Hospitalar em Medicina Transfusional. O encontro científico reuniu profissionais de saúde do Hospital São Lucas, do município de Cratéus, que conta com agência transfusional do Hemoce.

Nesta edição da Jornada foi abordado os conceitos do Patient Blood Management (PBM), ou “Programa de Manuseio do Sangue” em tradução livre, uma abordagem multidisciplinar, focada no paciente, para otimizar o manuseio da transfusão visando cuidado médico de qualidade e eficaz. Durante o encontro, cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem participaram de palestras como temas voltados para medicina transfusional.

De acordo com a diretora-geral do Hemoce, a oportunidade é importante para a troca de conhecimento e promover atualizações. “Um dos compromissos do Hemoce é qualificar e capacitar os profissionais para que a transfusão aconteça da forma mais segura possível. Neste ano, destacamos ainda os princípios do PBM, um programa com condutas internacionais, que pode ser aplicado nos pacientes do Ceará, seguindo as normas da Organização Mundial da Saúde, OMS”, destaca Luciana Carlos.

Jornada Intra-Hospitalar

A Jornada Intra-Hospitalar do Hemoce é uma iniciativa do setor de Ensino e Pesquisa do hemocentro do Ceará que visa promover capacitação aos profissionais de saúde que lidam com a transfusão de sangue. Os encontros científicos acontecem regularmente e são coordenados pelos hemocentros da região que oferecem suporte aos hospitais dos municípios. A XIII Jornada foi organizada pelo Hemoce Sobral que atende e fornece bolsas de sangue para o Hospital São Lucas, em Crateús.