Hemoce comemora 39 anos de atendimento à população cearense

23 de novembro de 2022 - 14:36 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e Fotos: Emmanuel Denizard

Em quase quatro décadas, o equipamento vem crescendo e se destacando nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, e no diagnóstico clínico e de apoio a transplantes

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), comemora 39 anos de atendimento à população cearense nesta quarta-feira (23). A hemorrede atende à demanda transfusional de mais de 480 unidades de saúde e 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O Hemoce também é responsável pelo cadastro de doadores de medula óssea e é referência no atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias, além de oferecer diagnósticos clínico e laboratorial.

O Hemoce iniciou as atividades em 23 de novembro de 1983. Nessas quase quatro décadas, o equipamento vem crescendo e se destacando nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, e no diagnóstico clínico e de apoio a transplantes.

Em 2021, o Hemoce recebeu mais de cem mil doações de sangue e enviou bolsas para atender à solicitação de outros estados brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a instituição cearense respondeu por cerca de 50% das demandas do Plano Nacional de Contingência de Sangue.

Durante a abertura da Semana do Doador do Hemoce, realizada na última segunda-feira (21), na sede do hemocentro, em Fortaleza, o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do MS, Fabiano Romanholo, destacou o apoio do Hemoce e de doadores cearenses.

O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Fabiano Romanholo, e a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, durante a abertura da Semana do Doador, na última segunda-feira (21)

“Eu gostaria de agradecer a vocês doadores aqui do Ceará. Desde o início da pandemia, em 2020, o Plano de Contingência do Ministério da Saúde está acionado e o Ceará foi responsável por 50% das doações que tivemos de transportar para o País inteiro no contingenciamento”, disse.

Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, relembra a importância do trabalho desenvolvido pelo equipamento e o crescimento da instituição nos últimos anos. “O Hemoce, ao longo de quase quatro décadas de funcionamento, tornou-se essencial para o sistema de saúde do Ceará, prestando um serviço de qualidade que abrange os 184 municípios cearenses, com parceria e reconhecimento da sociedade”, afirmou. “O trabalho da hemorrede estadual na doação, na transfusão de sangue e no atendimento a pacientes com doença do sangue é reconhecido nacionalmente, contando com certificações e acreditação internacional”, destacou.

Avanços

No último mês, o Hemoce inaugurou a Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador. Com a ampliação da rede de laboratórios, a estrutura passa a oferecer um novo teste para identificação de malária, tornando-se o segundo estado brasileiro a utilizar a nova técnica laboratorial, além de unificar os serviços laboratoriais para doadores de sangue.

Governadora Izolda Cela e comitiva da Saúde do Ceará, liderada pelo titular da pasta, Carlos Hilton Soares, visitam a sede do Hemoce, em Fortaleza

Inovação

Em 2022, o Hemoce se tornou o primeiro hemocentro do Nordeste a receber a acreditação internacional da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias, em tradução livre). O Programa de Acreditação da AABB é uma parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular que certifica os processos e os serviços de hemoterapia dos hemocentros com alto padrão de qualidade e garante melhor atendimento e segurança para doadores e pacientes.

Também neste ano, o hemocentro cearense passou a enviar plasma excedente, aquele não utilizado em transfusões, para a indústria. Os hemocomponentes são direcionados para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), onde serão usados na produção de hemoderivados como albumina, imunoglobulina, complexo protrombínico, fator de von Willebrand, fator VIII e fator IX de coagulação – fundamentais no tratamento de pacientes do SUS. No Brasil, apenas dez hemocentros estão aptos a encaminhar plasma para o setor.

Sangue raro

O Hemoce garante à população, há mais de nove anos, o serviço especializado de identificação de pessoas com tipos sanguíneos raríssimos. O Banco de Sangue de Doadores Raros do Hemoce possui cerca de 300 doadores de diferentes tipos sanguíneos raros no mundo. Neste ano, a unidade enviou 16 bolsas para outros estados, atendendo a solicitações do Ministério da Saúde. O Hemoce já encaminhou uma bolsa de sangue para a Colômbia, sendo o primeiro hemocentro do Brasil a direcionar o material para outro país.

Cadastro de Medula Óssea

O Hemoce já cadastrou mais de 221 mil voluntários como possíveis doadores de medula óssea. O Estado possui o maior banco das regiões Norte e Nordeste. Além do registro, a unidade realiza a coleta de células de medula óssea. Desde 2012, já foram feitos 98 procedimentos – 12 deles ocorreram neste ano.

Coagulopatias e Hemoglobinopatias

O Hemoce é referência nacional no atendimento de pessoas com coagulopatias e hemoglobinopatias. Em todo o Estado, mais de 1.500 pessoas são acompanhadas. A sede, em Fortaleza, coordena todo o trabalho e supervisiona o tratamento nas unidades do Interior, em que a assistência é realizada por meio dos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu.

Diagnóstico especializado em Hematologia

O Hemoce tem laboratórios especializados (mielograma, citometria de fluxo, biologia molecular, citogenética, dentre outros) em doenças hematológicas. As estruturas realizam testes essenciais para o diagnóstico correto e proporcionam suporte no tratamento seguro de pacientes.