Unidade móvel do Hemoce recebe mais de 940 doações de sangue em visita ao Interior

4 de novembro de 2022 - 12:18 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Fotos:Arquivo Pessoal/Divulgação Hemoce

Iniciativa faz parte do projeto ‘Hemoce Perto de Você’ e objetiva descentralizar o atendimento, contemplando localidades mais distantes

A unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), percorreu, de junho a outubro deste ano, as regiões Norte, Centro-Sul, Cariri e Sertão Central do Estado. Nesse período, o ônibus adaptado para coleta do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reuniu 941 bolsas de sangue. Nas visitas ao Interior, a unidade móvel fica sob a gerência dos hemocentros regionais, localizados nos municípios de Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá, e do hemonúcleo de Juazeiro do Norte.

A iniciativa do Hemoce em disponibilizar o veículo aos hemocentros regionais objetiva descentralizar o atendimento no interior cearense, contemplando os locais mais distantes e/ou que não possuem condições estruturais e espaço – como praças públicas – para receber uma coleta externa convencional.

“O Hemoce entende que o acesso da população à doação voluntária e altruísta de sangue é fundamental para a construção da cidadania. A ida da unidade móvel para os hemocentros regionais e a sua chegada aos locais mais distantes reforçam o compromisso do Hemoce com o povo cearense”, destaca Denise Brunetta, diretora de Hemoterapia da instituição.

A academia Fit Line, situada em Quixeramobim, no Sertão Central, é parceira do Hemoce Quixadá desde 2020. Até o momento, a empresa já promoveu três campanhas com a unidade móvel, coletando 195 bolsas de sangue. A última ação, em agosto deste ano, somou 67 doações.

Academia Fit Line, em Quixeramobim, é parceira do Hemoce Quixadá; mais de 190 bolsas de sangue foram coletadas durante campanhas na empresa

“O interesse no incentivo à doação de sangue surgiu em 2019 a fim de contribuir com a sociedade e que a nossa empresa também tivesse essa responsabilidade social, não visando apenas ao lucro, sendo uma empresa que se preocupa com a população em geral”, afirma Ramon Conrado, profissional de Educação Física e proprietário da academia. “A gente trabalha a saúde por meio dos exercícios físicos, e se a gente puder ampliar ainda mais o nosso trabalho com a saúde dentro de outras esferas, como a doação de sangue, estaremos presente”, continua.

Conrado também é doador de sangue e conta com a unidade móvel para facilitar a operacionalização da coleta na academia. “Acho bastante interessante o Hemoce oferecer um veículo adaptado para as coletas externas. Isso otimiza o nosso trabalho e o do Hemoce, visto que reduz a necessidade do espaço interno e de outras demandas. Quando realizamos a campanha de doação, contamos com o apoio do Curso Fênix, além de outras instituições e voluntários em prol do mesmo objetivo: salvar vidas”, ressalta.

Há dois anos, o ônibus adaptado segue um calendário de visitas aos hemocentros regionais. Em 2022, a visita iniciou no hemocentro de Iguatu, passando por Juazeiro do Norte, Quixadá, Crato e, por fim, Sobral. A região que mais recebeu doações de sangue foi a do Sertão Central (323), seguida do Cariri (310), Norte (192) e Centro-Sul (116).

Unidade móvel

A unidade móvel do Hemoce é um ônibus adaptado para coleta de sangue com quatro cadeiras de coleta, sala de triagem, cantina e área de recepção, com capacidade de atender até 80 voluntários por dia. No equipamento, é possível, ainda, realizar cadastro para doação de medula óssea. A equipe de profissionais disponível é formada por recepcionista, zelador, médico, enfermeira, técnico em Enfermagem e assistente social.

Coleta externa para doação de sangue

A coleta externa é o serviço do Hemoce que possibilita o processo de doação de sangue por meio do deslocamento de uma equipe multidisciplinar para empresas, universidades, igrejas, organizações não governamentais e/ou outras instituições que ofereçam todas as condições necessárias para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, previamente aprovado pela equipe técnica do Hemoce. A atividade pode ser realizada com a unidade móvel do hemocentro.

Para solicitar o serviço, é necessário entrar em contato com o hemocentro regional pelos telefones ou e-mails abaixo. O Hemoce recomenda que o pedido seja realizado com mais de 30 dias de antecedência, em virtude do calendário anual de coletas nos municípios referenciados.

Coletas externas em Fortaleza ou no Interior, convencionais ou com ônibus adaptado, fazem parte do projeto Hemoce Perto de Você, cujo objetivo é facilitar o acesso da população aos locais de doação de sangue. A iniciativa atua também na implantação de postos em shopping centers e supermercados.